Salada de Batata Roxa com Maionese Vegana

Written sexta-feira, 16 de outubro de 2015 | 18:48

Eu não conhecia a batata roxa, ou melhor nunca tinha experimentado. A primeira vez que comi foi em um restaurante onde fizeram um delicioso purê de batata roxa coberto com  macadâmias tostadas Ficou tão lindo e delicioso que jamais esqueci. Fiquei imaginando uma salada com estas lindas batatas, e foi exatamente o que eu fiz. Ficou maravilhosa. Quero comprar batata roxa de novo para fazer o purê com macadâmias que tanto gostei.


A batata roxa é rica em antioxidantes, sendo ótima para combater problemas de colesterol, para equilibrar a pressão arterial, além de possuir propriedades anti-inflamatórias. Possui também vitamina C e flavonoides, potássio e muitas outras substâncias benéficas à saúde. Além de ser um alimento nutritivo e delicioso, o visual da cor violeta é lindo. Se você conseguir batata roxa orgânica, não descasque, coma com a casca que é rica em nutrientes.

Grau de dificuldade: Médio
Rendimento: 4 porções
Preparação: 45 minutos


INGREDIENTES

  • 1 kg de batatas roxas com casca 
  • 2 colheres de sopa de salsinha fresca picada
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 colher de sopa de salsão picado
  • sumo (suco) de limão a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de maionese vegana 
  • sal do himalaia ou marinho a gosto


PREPARO 

Se conseguir batatas orgânicas, escove e lave bem para cozinhar com a casca. Eu cozinhei as batatas inteiras com a casca porque eram pequenas, se você comprar batatas maiores e quiser pode cortar na metade. Cozinhe com água e sal. As batatas devem estar cozidas porém firmes para que você possa misturar aos temperos sem que se desmanchem. Se você quiser pode cozinhar as batatas de véspera e deixar na geladeira para preparar a salada no outro dia. Se você não puder conseguir se programar de véspera, ou resolver fazer de última hora, cozinhe as batatas deixando firmes e espere esfriar um pouco para preparar a salada





Escorra bem a água e deixe esfriar um pouco as batatas enquanto prepara os temperos.








Descasque as batatas depois de frias e corte no tamanho que desejar. Coloque em uma saladeira e tempere com o limão e azeite de oliva. Reserve. 





Se você tiver maionese vegana em casa, fica mais fácil. Caso não tiver, pode fazer a maionese de castanha de caju, ou então temperar a salada sem maionese, que fica uma delícia também. Você pode temperar com cebola picada, pimentão e se quiser pode acrescentar azeitonas. Se não usar maionese aumente a quantidade de azeite. Para ver a receita de maionese de castanhas de caju, clique aqui




Adicione a maionese se for utilizar, os temperos picados, verifique o sal e leve à geladeira por pelo menos 15 minutos para esfriar. Decore a gosto e sirva como acompanhamento. 




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas