Banana Passa Desidratada

Written quinta-feira, 28 de novembro de 2013 | 20:36

Deliciosa e saudável alternativa para saciar aquela vontade de comer doce sem consumir açúcar. Neste caso a banana passa é crudívora porque foi desidratada em baixa temperatura, mas você pode optar pela versão assada no forno caso preferir. O processo de desidratação pode ser feito no forno convencional se você não tiver um desidratador.


A banana é uma fruta de alto valor nutritivo que contem vitaminas A,B e C, minerais como potássio, ferro, magnésio, fosforo e zinco. O processo de desidratação preserva todas estas vitaminas e nutrientes que são destruídos com o cozimento em temperaturas elevadas. Leia com atenção as instruções antes de começar a receita.


  


INGREDIENTES

  • bananas maduras na quantidade que desejar
  • suco de limão o quanto baste



PREPARO


Você vai precisar de bananas de preferencia orgânicas, de qualquer tipo na quantidade que desejar. O ideal é usar a banana nanica, mas caso não tiver, use a que tiver disponível. Eu não consigo banana nanica onde moro, uso a que tiver e fica muito bom. O ponto ideal da banana para fazer é quando está bem madura começando a apresentar manchas escuras na casca.


Corte as bananas ao meio no sentido do comprimento e corte em dois ou 3 pedaços a seu gosto. Se quiser as passas maiores simplesmente corte a banana em 2 pedaços depois de ter cortado ao meio. Claro que isto vai depender do tipo de banana que vais utilizar e do tamanho das mesmas. Mas isto é apenas um detalhe que com certeza não vai alterar o resultado final da receita. O importante é procurar cortar as fatias de tamanho mais ou menos uniforme para ficar mais bonitinhas depois de prontas. A medida que for cortando as bananas disponha em uma travessa grande e pincele com o limão. Siga então as instruções abaixo de acordo com o processo que vai utilizar para desidratar as bananas.





USANDO O DESIDRATADOR CONVENCIONAL



Se você tem um desidratador fica mais fácil caso queira fazer a receita crudívora. Disponha as fatias de bananas em uma única camada alinhando-as uniformemente nas bandejas. Cuidado para não sobrepor as fatias porque o ar precisa circular livremente entre as fatias.  

Siga as instruções do aparelho deixando desidratar pelo tempo indicado. Quando as fatias estiverem prontas a aparência fica como da foto abaixo. No caso do desidratador que eu uso (Excalibur) , as bananas ficam prontas em uma media de  12 a  24 horas. O ponto ideal é quando elas estão secas e naturalmente adocicadas. Caso você preferir mais sequinhas, deixe mais tempo desidratando.







DESIDRATADOR SOLAR


Caso não tiver desidratador convencional existe a possibilidade de improvisar um  desidratador solar. Se onde você mora tem sol em abundancia fica bem fácil usar este método.  Com um pouco de tempo, boa vontade e habilidade você pode construir o seu próprio desidratador solar. Existem alguns sites na net que ensinam como fazer estes  desidratadores caseiros . É  mais simples do que você imagina. Para quem mora em lugares quentes e tem um pequeno espaço no pátio esta é a opção ideal.



DESIDRATANDO NO FOGÃO


Caso você não tenha desidratador e não queira ou não possa fazer um em casa, é possível também desidratar alimentos no forno do fogão em temperatura de no máximo 50C. Certifique-se de que o seu forno convencional atinge este nível de temperatura baixa.  Prepare as frutas conforme as indicações acima. Disponha em uma travessa refrataria de preferencia de vidro. Caso não usar vidro é aconselhável que você use papel vegetal forrando a forma de metal. Ligue o forno e deixe atingir a temperatura de 50C. Desligue o forno, leve a travessa com as frutas e mantenha a porta do forno aberta para que a agua das frutas evapore.

O ideal é colocar um ventilador perto do forno para permitir a circulação de ar e o controle da temperatura. É necessário manter a temperatura baixa para o processo de desidratação. Desta maneira você estará mantendo a integridade nutricional do alimento. A desidratação conserva as enzimas vivas mantendo as vitaminas. O tempo médio para desidratação no forno convencional em baixa temperatura é em media de 20 horas. Você poderá testar a textura das fatias de banana para ver se estão prontas.

Remova então as fatias do forno ou desidratador e coloque em uma travessa grande o suficiente procurando espalhar bem, Deixe "esfriar" por uns 3 minutos antes de guardar. Conserve em recipiente de vidro fechado fora da geladeira por até 1 semana. Caso quiser pode colocar em vidros fechados a vácuo o que vai fazer com que durem mais. Se fizer grande quantidade, pode conservar na geladeira. É uma delicia para comer a qualquer hora. Ideal para carregar por onde você for para ter uma snack saudável e delicioso. 


ASSANDO AS BANANAS NO FORNO

Caso você não queira desidratar ainda existe a possibilidade de assar no forno convencional do fogão. Neste caso você vai seguir as mesmas instruções acima para preparar as bananas porem pode adicionar um pouco de açúcar mascavo e canela se quiser. Leve ao forno pré-aquecido em temperatura de 160/180C dispondo as fatias de banana em uma assadeira retangular bem grande tendo o cuidado de espalhar bem deixando as fatias separadas umas das outras. Deixe assar por mais ou menos 20 minutos. Conserve em geladeira em recipiente de vidro tampado.




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas