Caramelo de Tâmaras

Written terça-feira, 11 de agosto de 2015 | 20:27

A pedidos eu fiz este post explicando como fazer o caramelo ou pasta de tâmaras. É muito simples de preparar e pode ser utilizado em receitas crudívoras, bolos, recheios de tortas e doces em geral como uma opção saudável para substituir o açúcar. Também pode ser utilizado para adoçar smoothies e vitaminas. Apesar de ser calórico, ainda é uma das melhores opções de adoçante natural sem nenhum aditivo químico que possa ser nocivo à saúde.


Eu não utilizo nenhum tipo de adoçante artificial, com exceção da stévia, e muito raramente apenas para alguns tipos de chá, e depois que comecei a fazer o caramelo de tâmaras, encontrei o que precisava para as minhas receitas ficarem mais deliciosas e saudáveis. Apesar de as tâmaras terem um preço mais elevado por ser um produto importado, ainda assim vale a pena investir porque rende muito e  o poder adoçante delas é bem alto, e pequena quantidade é suficiente para adoçar muito bem qualquer receita. Uma colher de sopa do caramelo de tâmaras é o equivalente a 1 colher de açúcar para as substituições nas receitas.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1 1/2 xícara
Preparação: 20 minutos




INGREDIENTES 

  • 1 xícara de tâmaras sem caroço
  • água para demolhar e preparar o caramelo
  • 1 pitada de sal do himalaia (opcional)


PREPARO

Retire o caroço das tâmaras se as que você comprou tiverem. Tome muito cuidado para não processar tâmaras com caroço porque pode estragar o seu processador ou liquidificador. Se você quiser fazer esta receita e não tiver tempo para esperar demolhar de um dia para o outro ou as 8 horas como eu fiz, pode colocar as tâmaras de molho por 2 horas em água morna para agilizar o processo. Quanto mais tempo as tâmaras ficarem de molho, mais cremoso vai ficar o caramelo e mais fácil vai ser de processar. Você pode deixar de molho até no máximo 24 horas. Se preferir pode usar o processador.






Em um recipiente de vidro ou louça coloque as tâmaras e cubra com água. Tampe e leve à geladeira deixando de molho de por pelo menos 8 horas para amolecer bem. Depois deste tempo as tâmaras antes secas vão estar perfeitamente hidratadas para serem processadas.




Despeje no liquidificador com a água que ficou de molho. Se for utilizar o sal do himalaia acrescente junto. O sal é opcional, e vai enriquecer a receita com importantes minerais.
Dependendo da textura e consistência desejada você pode ter que acrescentar mais água. Eu fiz com pouca água porque queria uma consistência mais firme, tipo pasta. Isto fica a seu critério e pode ser controlado na hora que você vai bater.







Bata por mais ou menos 3 minutos ou até conseguir uma mistura homogênea. Dependendo da potência do seu liquidificador pode ser necessário bater mais tempo para que a mistura fique bem lisinha. Eu aconselho processar aos poucos para não sobrecarregar o liquidificador, e acrescentar água se sentir que é necessário.








Está pronto o caramelo de tâmaras e você pode armazenar na geladeira em recipiente de vidro tampado por mais ou menos 2 semanas. Não guarde em recipiente de plástico.






A tâmara é produzida pela tamareira sendo originária das regiões do Egito, Irã, Arábia Saudita, Paquistão e Iraque. É uma das frutas mais doces que existe, rica em nutrientes como magnésio, ferro, cálcio, potássio, vitaminas A, K e vitaminas do complexo B. Possui propriedades altamente energéticas funcionando como um excelente tônico para os nervos além de facilitar a fixação do cálcio no organismo. O consumo de tâmaras também fortalece os ossos, combate a anemia e fornece energia. Existem muitas variedades de tâmaras, e embora possam ser consumidas frescas, o mais comum é a versão desidratada ou seca. Saiba mais sobre os benefícios da tâmara aqui.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas