Pãozinho Semi Integral de Fermentação Lenta

Written quinta-feira, 23 de julho de 2015 | 16:16

Esta é mais uma receita de fermentação lenta. Este é o melhor processo de preparar pães, pois além de ser muito fácil de fazer, o resultado sempre é garantido. Massa fofinha, cheia de furinhos e casca crocante, além da satisfação de fazer o próprio pão em casa. Fiz estes pãezinhos para o nosso café da manhã em um fim de semana. Deixei a massa levedando durante a noite e pela manhã eu preparei estas delícias. O cheiro do pão assando é tudo de bom. Vale muito a pena fazer pão em casa.


Tenho aprendido muito e testado inúmeras possibilidades para dividir com vocês e inspirá-los a fazer seus pães em casa também. É mais fácil e divertido do que você pode imaginar, além de ser  mais saudável porque você sabe o que tem no seu pão. Este pão não contém açúcar e nem gordura, foi feito com apenas 4 ingredientes, farinha, água, sal e fermento. Eu usei farinhas orgânicas. Por ser um pão de fermentação lenta, você pode começar a preparar a noite e assar de manhã, ou preparar de manhã e assar a noite. O importante é deixar a massa fermentar lentamente durante pelo menos 8 horas em temperatura ambiente e depois seguir as instruções abaixo. A mesma receita pode ser usada para fazer pão ciabatta, baguete, ou assar em qualquer tipo de forma.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 9 pãezinhos
Preparação: 1h 30min



INGREDIENTES

  • xícaras de farinha de trigo 
  • xícaras de farinha de trigo integral
  • 1 1/2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão
  • xícaras de água na temperatura ambiente


PREPARO

Em uma vasilha de louça ou vidro coloque os ingredientes secos e misture rapidamente. Adicione a água aos poucos e misture bem até hidratar os ingredientes secos e obter uma massa uniforme.
Não é necessário bater, você apenas vai misturar os ingredientes e quando estiver homogêneo está pronto. 




Cubra com um plástico e deixe descansar de 8 a 12 horas. Você pode deixar em cima do balcão da cozinha em temperatura ambiente mesmo. Não é necessário aquecer neste período.




Depois de 8 horas e incrível a transformação da massa. Você pode perceber que a mamãe natureza fez o seu papel e a massa estará cheia de bolhas, aerada, crescida e muito leve. prepare uma superfície enfarinhada para modelar a massa.


Agora é a hora de modelar a massa e fazer os pãezinhos. Em uma superfície enfarinhada coloque a massa removendo delicadamente do prato com o auxilio de uma espátula. Quando você começa a mexer na massa pode perceber as bolhas. Use farinha o necessário para poder modelar até formar uma espécie de bola. Tenha o cuidado de não manipular muito a massa para não perder as preciosas bolhas que vão deixar o seu pão cheio de lindos furinhos.

Depois que conseguir fazer uma bola, achate levemente com as mãos formando uma espécie de retângulo para cortar e modelar os pãezinhos. Modele em formato de bolas e coloque em uma assadeira untada e enfarinhada. Polvilhe um pouco de farinha sobre os pães para não grudar. Cubra com um pano e coloque em local aquecido para dobrar de volume.



Geralmente o tempo necessário para o crescimento é de mais ou menos 30 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura de 200C ou 365F. Asse por 25 minutos ou ate que estejam dourados. Retire os pães da assadeira e coloque em uma grade para esfriar.




Fica simplesmente maravilhoso, macio por dentro, cheio de furinhos e a casca fica bem crocante. Espero ter inspirado vocês a fazer pão em casa. Não precisa ter pratica e nem habilidade e muito menos maquina de pão, basta querer e você consegue uma deliciosa fornada de pães super saudáveis e gostosos. Experimente!




Este é o delicioso sanduíche que eu fiz com os pãezinhos. Confira a receita no próximo post ou clique aqui




De preferencia utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas