Brownie Crudívoro

Written sexta-feira, 24 de julho de 2015 | 20:25

A alimentação crudívora, também conhecida como alimentação viva, mantém os nutrientes intactos, especialmente as enzimas que são importantes para manter a saúde. A falta de enzimas é uma das maiores razões do aparecimento de doenças e do envelhecimento precoce. A culinária crudívora é rica em possibilidades e os doces são de dar água na boca como este delicioso brownie.


Este brownie é uma alternativa saudável e muito deliciosa ao tradicional brownie assado. Uma receita simples e rápida de fazer. Eu usei castanhas de caju, se você quiser pode substituir por nozes, fica uma delícia também. O cacau pode ser substituído pela alfarroba. Se você quiser também pode fazer uma cobertura crocante. Uma sugestão é fazer tipo uma farofinha de nozes ou castanhas e colocar em cima do brownie depois de pronto, antes de colocar na geladeira. Eu fiz as fotos com o passo a passo para facilitar a vida de quem quiser fazer. Acreditem, foi mais difícil para mim fazer todas estas fotos do que vai ser para vocês fazer o brownie. As imagens mostram os passos de preparo de maneira simples e clara e fácil de seguir.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 12 fatias
Preparação: 20min



INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de castanhas de caju (sem torrar)
  • 1 xícara de resíduo de leite de amêndoas 
  • 1 xícara de tâmaras sem caroço (2 horas de molho)
  • 1 xícara de coco ralado fino
  • 1/4 xícara de cacau ou alfarroba em pó 
  • 1 pitadinha de sal marinho ou do himalaia

PREPARO 

Para esta receita você vai precisar do resíduo do leite de amêndoas feito em casa. O resíduo é a parte sólida que sobra quando você coa o leite. Veja a receita do leite de amêndoas aqui. Esta é uma ótima sugestão para utilizar o resíduo do leite. Portanto programe a receita com antecedência para preparar tudo o que for necessário antes de começar. Se você quiser que o seu brownie tenha pedaços maiores de castanha ou da oleaginosa que for utilizar, processe menos na fase inicial porque vai seguir processando novamente a medida que adicionar os outros ingredientes. 



Comece preparando as tâmaras. Use tâmaras sem caroço, ou remova os caroços caso não conseguir encontrar sem. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com água filtrada. Deixe em infusão por duas horas. As tâmaras vão inchar e ficar macias para serem processadas.





Leve as castanhas ao processador usando o cortador em S. 








Processe usando a tecla pulsar, para que você possa controlar o resultado.











Continue processando até formar uma espécie de farofa grossa.










Pare de processar quando chegar no ponto como mostra a foto. Como falei antes, se você quiser que o seu brownie tenha pedaços maiores de castanha, processe menos agora na fase inicial.







Adicione 1 xícara de coco ralado. Eu usei o ralado fino, mas não tem problema se você usar o mais grosso.










Processe rapidamente apenas para misturar. Uma ou duas vezes usando a tecla pulsar é suficiente.








Adicione as tâmaras hidratadas sem utilizar o caldo. Reserve o caldo para caso for necessário utilizar no final da receita para ajustar a consistência.








Processe novamente até conseguir misturar bem os ingredientes e formar uma massa uniforme.
















Este é o resultado da massa processada depois de adicionadas as tâmaras hidratadas. Vai ficar tipo uma pasta.










Adicione o resíduo do leite de amêndoas.















Coloque o cacau em pó ou alfarroba.
















Adicione uma pitadinha de sal marinho ou do himalaia.
















Processe novamente apenas para misturar os ingredientes.



A massa do brownie fica firme efácil de remover e manusear. Se a massa ficar um pouco mole e for necessário ajustar a consistência,você pode adicionar mais um pouquinho de coco ralado. Caso a massa ficar mais dura, acrescente um pouco do caldo de tâmaras que sobrou.







Unte um prato retangular. Eu usei uma camadinha leve de óleo de coco para untar.
Remova a massa do brownie do processador e coloque no prato pressionando bem com a espátula.




A massa apesar de firme e compacta ainda está mole porque foi recém processada. Depois de gelada fica bem mais consistente e firme. Tenha o cuidado de pressionar bem a massa no prato para que o brownie fique bem compacto. É muito importante que o brownie seja bem modelado no prato para que você consiga cortar quando servir.




Tampe o prato e leve ao congelador por pelo menos duas horas antes de servir. Se você quiser pode fazer uma cobertura com nozes ou amêndoas.






Com esta mesma receita você pode fazer docinhos tipo trufas. Faça bolinhas e passe no cacau, coco ou amêndoas trituradas. Ficam lindos e muito deliciosos. Conserve o brownie na geladeira em recipiente tampado. Caso quiser pode congelar. Dura 5 dias na geladeira e 1 mês no freezer.





Sirva com frutas frescas. Uma fatia deste brownie é suficiente para matar qualquer desejo por doce. Espero que tenham gostado da receita e que se animem a fazer também.





De preferencia utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas