Sopa Crudivora de Tomates com Manjericão

Written quinta-feira, 24 de julho de 2014 | 17:04

Este foi o nosso jantar em uma noite muito quente de verão. Uma sopa crudívora de tomates orgânicos bem maduros com um punhado de castanhas de caju e temperada com manjericão. Ficou pronta em menos de 15 minutos. Deliciosa, cremosa e muito nutritiva. Eu usei tomates secos que desidratei em casa. Este é um ingrediente opcional, se você quiser fazer a sopa crudívora, escolha tomates desidratados, não secos no forno. Ou então não use tomates secos, que não vai fazer muita diferença.

Serve duas pessoas


INGREDIENTES


  • 2 tomates orgânicos grandes bem maduros
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1/4 xícara de tomates secos (desidratados)
  • 1/4 xícara de castanhas de caju cruas
  • folhas de manjericão fresco
  • sal e pimenta a seu gosto
  • azeite de oliva extra virgem
  • páprica defumada (para decorar, opcional)


PREPARO

Comece preparando as castanhas. Lave bem e coloque de molho em um recipiente de vidro. Deixe no molho por pelo menos 30 minutos. O ideal é deixar mais tempo, mas se você resolver fazer esta receita como eu resolvi fazer de ultima hora, lave umas 3 vezes as castanhas e deixe de molho o tempo que você puder. Foi assim que eu fiz porque resolvi fazer esta sopa sem nenhum planejamento prévio.

Prepare os tomates secos. Lave e deixe por alguns minutos de molho. Não  se preocupe se não tiver muito tempo. O importante é que você deixe descansar por alguns minutos para hidratar.

Lave bem os dois  tomates frescos, seque e corte em pedaços grandes. Você pode deixar as cascas e sementes caso esteja utilizando tomates orgânicos. Caso contrario, remova as cascas, mas pode manter as sementes. Leve os tomates e o alho ao liquidificador junto com um pouco do manjericão fresco. A quantidade de manjericão fica a seu gosto. Não coloque muito de inicio para não ficar muito forte. Aumente a quantidade se achar que deve, após experimentar para ver se esta do seu agrado. Eu coloquei uma folha de tamanho médio e ficou ótimo. Eu sempre acho que o ideal e usar pouco tempero de inicio e depois ir ajustando o tempero conforme o seu gosto.

Escorra os tomates secos e as castanhas. Leve ao liquidificador e bata junto com os tomates. Você vai obter um creme bem consistente porque não adicionou agua ainda. Agora é a hora de adicionar a água. Adicione água filtrada fria aos poucos controlando a consistência que você deseja para esta sopa.Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Ajuste o liquidificador na potencia máxima e deixe trabalhar por não mais de 3 minutos dependendo da potencia do seu liquidificador.  Este tempo vai ser o suficiente para que a sopa esteja em uma temperatura confortável, ou seja, levemente amornada sem estar quente.

Este processo mantém integras as enzimas e vitaminas dos alimentos fazendo com que a sopa seja altamente nutritiva por ser um alimento vivo. Coloque um fiozinho de azeite de oliva no prato antes de servir e depois polvilhe com a páprica defumada caso for utilizar. Decore com folhas de manjericão fresco e sirva imediatamente. 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas