Abobrinha Recheada com Grão de Bico

Written terça-feira, 22 de julho de 2014 | 20:04

Esta receita foi feita para aproveitar uma sobra de grão de bico cozido. Fiz rapidamente um recheio para as abobrinhas e levei ao forno. Ficou lindo e muito gostoso. Servi com arroz e salada verde.



Serve duas pessoas

INGREDIENTES

  • 1 abobrinha verde grande
  • xícara de grão de bico cozido
  • 1 cebola pequena picada bem miudinha
  • salsa e cebolinha picados a vontade
  • 1 colher de sopa de pimentão vermelho picado
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 2 dentes de alho amassados
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal 
  • sal e pimenta a gosto
  • queijo "parmesão" vegano (opcional)


PREPARO


Corte as abobrinhas em fatias do tamanho que desejar e com o auxilio de uma faca retire cuidadosamente a polpa deixando uma camada grossa no fundo. Em um prato refratário untado com um pouco de óleo disponha as abobrinhas cortadas com a abertura para cima salpicando um pouco de sal e regando com um fiozinho de óleo e reserve. Você pode cortar a abobrinha no sentido do comprimento caso preferir, e usar o mesmo recheio. Também pode cortar a abobrinha em pedaços menores. Fica a seu critério.


Aqueça 2 colheres de óleo em uma frigideira grande e doure o alho acrescentando a seguir a cebola e a cebolinha verde picadas mexendo bem. Deixe dourar até que a cebola fique transparente começando a dourar. Adicione a polpa que retirou das abobrinhas cortada em pedaços bem pequenos. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar por uns dois minutos.

Escorra bem a água do grão de bico e esmague grosseiramente com um garfo. Acrescente o grão de bico ao refogado e mexa bem. Deixe apurar um pouco até ficar com uma consistência cremosa como mostra a foto abaixo. Caso necessário acrescente um pouco da água do cozimento do grão de bico para conseguir a consistência desejada.


Em seguida preencha a abertura dos pedaços de abobrinha com este recheio e salpique o queijo "parmesão" vegano se for utilizar. O queijo "parmesão" vegano é opcional nesta receita. Você pode usar farinha de pão (farinha de rosca, pão ralado) em cima das abobrinhas e temperar com orégano ou outra erva seca  ou tempero que preferir.


Regue com um pouquinho de óleo e se quiser salpique orégano ou salsinha desidratada nas abobrinhas. Leve ao forno pré-aquecido a 180C  por uns 15 minutos até dourar levemente. Eu não deixei a abobrinha cozinhar muito porque prefiro mais crua, gosto do crocante da abobrinha al dente.
Se você preferir que a abobrinha fique bem assada, deixe mais tempo e coloque mais óleo em cima das mesmas antes de levar ao forno. Controle o tempo de forno tendo o cuidado de não deixar as abobrinhas queimarem na superfície caso deixar mais tempo do eu o que eu deixei.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

SAIBA MAIS OU COMPRE NUTRITIONAL YEAST AQUI 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas