Salada com Molho de Aveia, Grão de Bico e Gergelim

Written sábado, 12 de julho de 2014 | 09:43

Este molho é rápido de fazer e permite muitas variações. Caso você não tiver grão de bico cozido, experimente fazer apenas com o gergelim, a aveia e os outros ingredientes temperando com as ervas que você preferir. Fica perfeito, delicioso, diferente e muito nutritivo. Eu experimentei fazer com o grão de bico porque tinha uma sobra em casa e achei que poderia ficar bom. Me surpreendi com o resultado, ficou diferente e muito gostoso.


Serve duas porções


INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 2 colheres de sopa de grão de bico previamente cozido
  • 2 colheres de sopa de aveia em flocos
  • 2 colheres de sopa de sumo (suco) de limão
  • 1 colher de sopa de gergelim
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1/2 xícara de água fria
  • 1 dente de alho pequeno
  • 1 pedacinho de gengibre (opcional)
  • sal e pimenta a seu gosto


PREPARO

Comece preparando o molho. Coloque o grão de bico, a aveia, o alho e o gergelim no liquidificador. Acrescente a água e bata bem até conseguir um molho lisinho.  Coloque o limão e o azeite e bata mais um pouco. Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Se quiser utilizar o gengibre coloque no final e bata novamente.  O molho fica um liquido cremoso, meio viscoso. Você pode modificar a consistência caso desejar. Se quiser um molho mais liquido acrescente mais água, ou caso quiser mais cremoso e consistente, acrescente mais ingredientes como grão de bico e aveia que são neutros e não interferem muito no resultado final da receita. Lembre-se de que se você modificar a quantidade de ingredientes, deve revisar o tempero acrescentando mais se for necessário. Coloque em um recipiente de vidro com tampa e leve a geladeira um pouco enquanto prepara a salada. Use os legumes e vegetais que você mais gosta, aproveitando o que tem em casa e prepare a sua salada para temperar com este delicioso molho. Caso não utilizar todo o molho no mesmo dia em que preparar, pode conservar na geladeira em recipiente de vidro tampado até o dia seguinte. Como esta receita utiliza gergelim e limão, o sabor pode alterar e  o ideal mesmo é servir no mesmo dia em que foi preparada. Eu usei salada verde, rabanetes, tomates, cebola em rodelas e pimentão vermelho.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas