Focaccia Semi Integral com Azeitonas Verdes

Written domingo, 5 de janeiro de 2014 | 20:21


Deliciosa e muito rápida de preparar, esta focaccia é uma ótima pedida para servir no lanche ou mesmo para uma refeição acompanhada de uma deliciosa salada. A massa é semi integral e fica muito fofinha. Você pode fazer a cobertura com o que tiver em casa. Neste caso eu fiz um molho com pimentão vermelho, tomates e muita cebola, além de ervas aromáticas.  Cobri a focaccia com este molho, depois coloquei uma camada de cebolas cortadas em cubinhos previamente douradas, azeitonas picadas e ervas. Ficou sensacional. Vale a pena experimentar e inventar uma focaccia com os temperos e ervas que você mais gosta.

 


INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 1 1/3 xícara de água morna
  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1 colher de sopa de cebola em flocos (opcional)
  • xícaras de farinha de trigo comum
  • 1 1/2 xícaras de farinha integral
  • 4 colheres de sopa (rasas) de óleo vegetal
  • 2 colheres de chá de fermento biológico para pão


PREPARO DA MASSA NA MAQUINA DE PÃO

Coloque a água morna na forma da maquina de pão. Acrescente o açúcar, o sal e a cebola em flocos se for utilizar. Coloque então as farinhas, o óleo e por ultimo o fermento tendo o cuidado de fazer uma pequena covinha no centro da farinha para acomodar o fermento sem que o mesmo entre em contato com os líquidos no primeiro momento.

Ligue a maquina na função de preparar massa e deixe sovar bem ate que termine o ciclo. Verifique a consistência da massa que deve ser mais macia e mole do que as massas de pão normal. Caso seja necessário coloque mais um pouco de água morna para obter a consistência ideal. 



PREPARO DA MASSA MANUAL OU NA BATEDEIRA

Misture as farinhas, o sal, o açúcar, os flocos de cebola e o fermento.
Adicione o óleo e a água morna. Misture e termine de trabalhar a massa em uma superfície lisa. (Eu gosto de usar a batedeira, é fácil e muito rápido e a massa fica perfeita, mas esta massa pode ser feita a mão também, basta sovar mais.)
 
Sove bem a massa ate que você sinta com as mãos que a mesma esta lisa e macia. Forme uma bola, unte e coloque para crescer em vasilha untada, coberta com pano úmido em água morna. Pré aqueça o forno a 230°C. Enquanto a massa cresce, prepare o molho e a cobertura.


 
 PARA O MOLHO
O ideal é sempre usar os ingredientes orgânicos. Caso você não consiga tomates orgânicos, remova a pele antes de fazer o molho.
 


INGREDIENTES

2 cebolas de tamanho médio picadas
1 pimentao vermelho picado
4 tomates bem maduros picados
3 colheres de sopa de oleo vegetal
sal e pimento moida a seu gosto
paprika defumada (opcional)
oregano a vontade
salsinha desidratada
1 xicara de azeitonas verdes picadas

 

PREPARO

 
Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma panela ou frigideira. Coloque a metade da cebola picada. Tempere com sal e pimenta a seu gosto,  abaixe o fogo e deixe dourar tomando o cuidado de não queimar. Remova da frigideira e coloque em um recipiente. Reserve.
 
Na mesma frigideira coloque mais duas colheres de sopa de óleo e deixe aquecer. Adicione a outra metade da cebola picada e tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe a cebola dourar e acrescente os pimentões picados e misture rapidamente. Deixe apurar por 1 minuto e acrescente os tomates picados. Abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar  em fogo baixo enquanto prepara a massa que estava crescendo.
Depois de 20 ou 30 minutos, desinfle a massa, abra com os dedos em uma assadeira untada. Coloque o molho sobre a massa espalhando bem. A seguir coloque as cebolas fritas que foram preparadas de inicio e espalhe as azeitonas. Depois de tudo espalhado uniformemente, se quiser pressione os ingredientes com o auxilio de uma colher ou espátula para que os mesmos penetrem na massa. Salpique orégano e salsinha desidratada se for utilizar. Caso quiser pode moer um pouco de pimenta do reino na hora ou usar outro tempero de sua preferencia.
 
Leve ao forno para assar por uns 20 ou 25 minutos ou ate dourar. Faça o teste do palito para ter certeza de que a massa está bem assada. É deliciosa quente ou fria. O ideal é deixar esfriar alguns minutos antes de cortar para que as fatias não se quebrem.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas