Home » » Docinho de Arroz com Chocolate, Conhaque e Café

Docinho de Arroz com Chocolate, Conhaque e Café

Written terça-feira, 6 de agosto de 2013 | 14:10



Olá, pessoal!

O Dia dos Pais é no próximo domingo e eu estive pensando o que poderia preparar. Queria algo que tivesse um toque de bebida alcoólica, depois veio em mente café... e por último chocolate. Então tive a intuição de fazer um docinho. Confesso que nessa hora já tinha esquecido do Dia dos Pais, afinal nem doce o meu pai come, mas arrumar desculpa para preparar doce é comigo mesmo! rsrs

Como muitas pessoas me pedem receitas sem ovos, queria uma receita sem eles. E também queria ingredientes práticos. Pensei, pensei e pensei, até que lembrei daqueles docinhos feitos de feijão branco... já ouviram falar? Mas calma, esse docinho não é de feijão. A base é feita com arroz! E por incrível que pareça, ficou muito bom!

O gosto mais pronunciado é do chocolate, depois vem o conhaque e lá no fundo, dá para notar o café. É um docinho não muito doce, pelo uso do chocolate meio amargo. O coco ralado na massa, dá um toque gostoso na textura. Quem curti doces desse tipo, vai gostar bastante!


Docinho de Arroz com Chocolate, Conhaque e Café Sem Lactose, Sem Ovos, Sem Glúten

1/2 xícara (chá) de arroz cru
2 colheres (sopa) de açúcar demerara
90 gramas de chocolate meio amargo sem lactose
1 colher (chá) de café em pó solúvel
2 colheres (sopa) de conhaque (ou outra bebida)
1/4 xícara (chá) de coco ralado

1. Cozinhe o arroz com o açúcar até ficar bem macio. Não se preocupe em deixá-lo soltinho, pode mexer enquanto cozinha para não grudar no fundo da panela.
2. Bata o arroz cozido em um processador de alimentos até virar uma pasta (se conseguir bater bem para não deixar pedacinhos, melhor. Eu deveria ter batido mais, mas gostei da textura dos grãos que ficaram mais pedaçudos)
3. Derreta o chocolate no microondas (de 30 em 30 segundos) ou em banho maria. Acrescente a pasta de arroz e mexa bem. Quando estiver bem envolvido, dissolva o café no conhaque e despeje na pasta. Por último, coloque o coco ralado e misture bem. Coloque na geladeira por 2 horas.
4. Faça bolinhas com as mãos (não precisa untar) e passe no coco ralado ou em outro confeito de sua preferência.

Se quiser que fique mais doce, pode acrescentar mais açúcar.

Rendimento: 20 docinhos.


Ficou bem diferente e gostoso. O docinho fica úmido e é difícil perceber do que é feito.
Gostaram?

Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas