Pudim de Damascos

Written terça-feira, 2 de julho de 2013 | 19:22

Uma sobremesa leve e muito cremosa que pode ser feita com outras frutas secas como ameixas, tâmaras ou figo. Não pode ser mais fácil de fazer, rápida e gostosa. Você pode adicionar bananas ao creme de castanhas, pode fazer o mesmo creme com amêndoas também. Fica simplesmente maravilhoso.




Serve duas pessoas  

Os damascos que eu utilizei são escuros por serem orgânicos e não conter dióxido de enxofre, um produto utilizado para preservar a cor das frutas secas, que faz com que a maioria dos damascos sejam amarelos. O bom mesmo é procurar sempre ingredientes orgânicos, na medida das possibilidades que se tem. O damasco nesta receita pode ser substituído por tâmaras, passas de uva, figos desidratados, goji berry, etc.


INGREDIENTES 

  • 1/2 xícara de castanhas de caju
  • 12 damascos secos
  • 1 colher de sopa de melado
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

PREPARO

Coloque os damascos de molho em água filtrada em um recipiente de vidro. Tampe e leve a geladeira. Deixe por umas 8 horas antes de usar. Este é o tempo suficiente para que os damascos inchem e fiquem bem hidratados. Este processo é super legal porque o resultado é uma deliciosa "compota" crudívora . A fruta hidrata e incha e a água absorve o sabor da fruta e forma uma calda levemente adocicada.

Na mesma ocasião prepare as castanhas. Lave e coloque de molho em água filtrada também usando um recipiente de vidro, pode ser um copo um jarrinha, mas tem que ser vidro. Tampe e coloque na geladeira pelo mesmo tempo que os damascos vão ficar de molho.

Passado o tempo de molho dos dois ingredientes, comece pela castanha de caju. Escorra a água e coloque as castanhas hidratadas no liquidificador juntamente com o melado, a baunilha e 5 damascos hidratados. Coloque um pouco de água filtrada, o suficiente para começar a bater. Acrescente água aos poucos e continue batendo em velocidade alta ate obter um creme lisinho.

A quantidade de água vai depender da consistência que você desejar para o seu pudim. Eu fiz o meu mais consistente, mas você pode querer um creme mais leve e para tanto basta colocar um pouco mais de água. Eu coloquei apenas uma colher de melado. Caso você queira um pudim mais docinho coloque mais uma colher de melado, a seu gosto. Fatie os damascos restantes e monte o pudim. Em uma taça coloque uma camada do pudim e cubra com as fatias de damasco. Coloque mais pudim e decore com fatias de damasco na lateral da tacinha.


Despeje um pouco da calda dos damascos sobre o pudim e decore a seu gosto. Uma folha de menta fica lindo também, caso você tiver em casa.


Cubra as tacinhas com um filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir. Sirva bem gelado.



IMPORTANTE!

Originalmente eu fiz esta receita usando o agave néctar. Costumava usar eventualmente, mas descobri que este produto não é uma opção saudável e resolvi retirar a sugestão de uso das minhas receitas. Esta receita seria crudívora com o uso do agave, mas eu recomendo a substituição pelo melado que mesmo não sendo crudívoro, é menos prejudicial a saúde. Se você quiser ler mais sobre o assunto, clique aqui  e informe-se sobre o que eu estou falando.
 
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA.!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas