Home » , , , » Salmão ao Molho de Alcaparra e Champignon

Salmão ao Molho de Alcaparra e Champignon

Written sábado, 24 de novembro de 2012 | 05:14


Salmão é um dos os peixes que mais aprecio, especialmente se for acompanhado de molho de alcaparra e champignon. Não sou de comer muito (não é nenhuma virtude, é porque passo mal mesmo!), todavia, quando faço este Salmão, já sei que vou ficar igual a uma jiboia e vou ter que tomar um digestivo qualquer, pois o “animal” aqui, além de repetir, ainda faz questão de colocar muuuuita manteiga do molho – que fica deliciosa! -- e um montão de champignons e alcaparras. Bom, pecados confessados, passemos ao fundamental.

O que importa, o essencial, o cardinal é que você faça urgentemente este salmão e venha depois me contar como é que algo tão simples, tão fácil,  pode ser tão esplendorosamente saboroso!!!

Créditos: Aprendi o Molho de Manteiga com Alcaparras com o Guilherme Lanna, amigo querido de muitos anos. O champignon foi acrescentado por mim, resultando numa sinfonia perfeita de sabores e no molho para peixes de que mais gosto.


Ingredientes *Colher de sopa: 15ml *Colher de chá: 2,5ml

Salmão
1. 800g de filé de salmão
2. 2 colheres de chá rasas de sal (Colher de 2,5ml)
3. 8 caroços de pimenta do reino, moídos
4. Suco de 1 limão médio
5. Azeite para regar (uso Galo, Extra-virgem)

Molho
1. 100g de manteiga
2. 60g de alcaparras (uso La Pastina)*
3. 100g de champignon fatiado (usei Hemmer, já fatiado)

Preparo
1. Retire o salmão da geladeira 2:30-3:00 horas antes de levar para assar. Disponha numa assadeira média e tempere com o sal, a pimenta e o limão. Regue com azeite. Deixe marinando. RESERVE.

2. Ponha a prateleira no meio (centro) do forno. Acenda-o a 250º.

3. Transfira o salmão para um refratário retangular médio de 30,5x21,5x4,5cm.  Leve imediatamente para assar, caso o salmão ainda esteja frio (para não rachar o refratário) ou 10 minutos após acender o forno, caso ele esteja em temperatura ambiente. Retire, aproximadamente, 50 minutos depois ou quando estiver dourado; coloque-o sobre uma grade. Faça então o molho.

4. Deixe os champignons e as alcaparras escorrendo em duas peneiras individuais. Ponha a manteiga num papeiro. Quando esquentar, adicione os champignons e frite-os  durante 2 minutos. Acrescente as alcaparras e frite por 1 minuto. Derrame, em fio, 2 colheres de sopa da manteiga do molho sobre o salmão. Decore com alguns champignons e alcaparras (foto 2).  Verta o restante do molho numa molheira. Sirva acompanhado de arroz branco, purê e o molho da molheira. Prepare-se, então, para comer mais do que deve, pois é simplesmente um pecado de tão saboroso...

Rende 4 porções.

*As alcaparras da La Pastina são as mais saborosas e menos salgadas de todas que encontro aqui em Fortaleza. Há uma outra marca com pouquíssimo sal, mas o sabor deixa muito a desejar, para o meu gosto.



0 comentários :

Postar um comentário

ultimas