Salada de Quinoa e Repolho Roxo

Written segunda-feira, 6 de agosto de 2012 | 21:11

Uma sugestão muito gostosa de preparar salada de quinoa. Repolho roxo ralado e maçãs picadas dão um sabor especial a esta salada que fica com um colorido lindo. Veja as informações de como preparar a quinoa para remover o amargo causado pela presença de saponinas.
 


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 3 porções
Preparação: 30 min



INGREDIENTES

  • 1 xicara de quinoa em grãos, de preferencia orgânica
  • 2 xicaras de chá de agua para cozinhar a quinoa
  • 1 colher de sopa de cebola picada bem miudinha
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1/2 xicara de repolho roxo ralado bem fininho
  • 1 maçã cortada em cubinhos
  • caldo (sumo, suco) de limão a gosto
  •  sal e pimenta a seu gosto
  • folhas de rúcula ou outro vegetal a seu gosto


PREPARO DA QUINOA

Comece lavando a quinoa. Encha um prato fundo com agua bem quente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos.  Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas.

( A presença de  saponinas é o que deixa o sabor meio amargo na quinoa).

Escorra a agua quente e enxague bem os grãos em agua corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.

Em uma panela, coloque as duas xicaras de agua para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando ate que levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos. (Você vai saber que a quinoa está cozida quando ficar transparente com linhas brancas em volta dos grãos. )Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento. Deixe esfriar.


MONTAGEM DA SALADA

Coloque a quinoa cozida em uma travessa funda, solte os grãos com um garfo. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, esprema o limão e coloque o azeite de oliva. Rale o repolho roxo ou corte bem fininho. Outra opção e passar no processador. Misture o repolho com a quinoa temperada. Corte as maçãs em pequenos cubinhos e adicione a salada. Esprema limão sobre as maçãs para evitar que escureçam. Sirva com folhas verdes de sua preferencia. Eu servi com rúculas.

Na medida do possível utilize produtos orgânicos para as suas receitas.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas