Requeijão Cremoso de Macadâmia

Written sexta-feira, 3 de agosto de 2012 | 13:20

Esta é uma deliciosa receita de requeijão cremoso. Fiz algumas modificações na receita original do queijo de macadâmia e adorei o resultado. De sabor neutro, fica uma delicia para servir com geleias. Queria conseguir o ponto de creme e por isto diminui a quantidade de ágar ágar, substitui o azeite de oliva por óleo de semente de uva pois queria um sabor neutro (pode ser usado qualquer tipo de óleo vegetal de sabor neutro) e coloquei menos quantidade de suco de limão. Deu super certo. Ficou um creme firme tipo requeijão, light e muito delicioso. Perfeito para servir com torradinhas, legumes frescos, para dar cremosidade a risotos, e também para servir no pão acompanhado de geleias, etc..


Como nas outras receitas de queijos vegetais, eu também recomendo separar todos os ingredientes que vão ser utilizados porque é um processo que tem que ser rápido em função de o agar agar endurecer muito rapidamente. E já aconteceu comigo de não estar com todos os ingredientes por perto e quase perder o ponto da receita.



INGREDIENTES



  • 1 xícara e meia de água
  • 2 colheres de chá de Ágar Ágar  (pózinho branco) 
  • 1/2 xícara de macadâmia (crua) 
  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 colher de chá de sal 
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  
PREPARO
 
Bater a macadâmia com sal e o Nutritional Yeast no liquidificador até virar um pó fino. Em uma panela misturar a água com o agar-agar e ferver por uns dois minutos, mexendo sempre.


IMPORTANTE: Misture bem o agar-agar na água fria e depois leve ao fogo médio sem parar de mexer. Quando começar a ferver conte dois minutos e continue mexendo sempre até completar o tempo.

Leve esta mistura de agar agar ao liquidificador e bata em velocidade máxima até incorporar os ingredientes. Acrescente o óleo vegetal e o limão e bata até conseguir um creme bem lisinho e pastoso. Este processo tem que ser rápido, lembre-se de que o agar-agar endurece muito rapidamente. Verifique o sal. Não coloque muito sal, uma colher rasinha de chá é suficiente se você quiser um requeijão de sabor mais neutro. Conserve na geladeira em um pote de vidro fechado por no máximo 5 dias.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast e  Ágar Ágar  na Loja Veganana clicando AQUI
  
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!  

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas