Feijão Branco com Cogumelos Shitake

Written quinta-feira, 2 de agosto de 2012 | 20:34

Este é um dos pratos mais pedidos aqui em casa, especialmente quando recebemos pessoas da família para jantar. Depois que servi pela primeira vez, o pessoal não esqueceu, e sempre me pedem para repetir. Infelizmente quando se tem convidados para jantar, e impossível fazer fotos legais das comidas, e eu nem esquento a cabeça com isto, porque a maior preocupação sempre é em atender as pessoas e servir comida gostosa. Uma das coisas que eu mais adoro é servir comida vegana para não veganos e ver a surpresa deles quando começam a comer e elogiar. Para esta ocasião, eu fiz um arroz negro com pimentões vermelho, verde e amarelo, salada de batatas com maionese de castanhas de caju, salada de repolho roxo com abacaxi, e salada mista de verduras. Comidinha caseira simples, colorida, nutritiva e muito gostosa.




Serve 4 pessoas



INGREDIENTES


  • 1/2 kg de feijão branco demolhado de véspera
  • 1 cebola grande picada
  • 1/2 xícara de alho poro
  • 1/2 xícara de cebolinha verde picada
  • salsinha picada na quantidade que desejar
  • 1 cenoura grande cortada
  • 1/2 xícara de pimentão vermelho
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 100gr de cogumelos shitake
  • sal e pimenta a gosto




PREPARO

Lave bem o feijão e coloque de molho de véspera. Deixe de molho de 8 a 12 horas. Após este período escorra a agua do molho e leve o feijão para cozinhar em uma panela grande com agua fria no mínimo o dobro da quantidade de grãos. Tampe a panela e deixe cozinhar ate que o feijão esteja macio. Se for necessário acrescente agua durante o cozimento.

Quando o feijão estiver quase cozido, comece o refogado. Em uma frigideira funda coloque 2 colheres de óleo para aquecer. Refogue a cebola picada junto com o alho poro. Tempere com um pouco de sal. Deixe apurar o refogado ate que comece a dourar. Coloque então a cenoura cortada em tirinhas de tamanho médio. Deixe refogar por uns 3 minutos e acrescente a cebolinha picada e o pimentão.  Leve este refogado para a panela do feijão, misture com uma colher de pau, acerte o sal, abaixe o fogo e tampe a panela.

Na mesma frigideira coloque duas colheres de óleo e deixe aquecer bem. Acrescente os cogumelos shitake cortados em fatias pequenas e secos com papel toalha.  Tempere com um pouco de sal. Deixe fritar bem ate que seque a água que vai se soltar dos cogumelos enquanto fritam. Por ultimo coloque a salsinha picada. Leve este refogado para a panela de feijão. Misture, e deixe cozinhar por mais uns 15 minutos em fogo baixo para pegar bem o sabor dos temperos.

Eu servi com arroz negro temperado com pimentões coloridos refogados. O contraste do feijão branco com o arroz negro é lindo, e o colorido dos temperos e legumes faz desta combinação uma deliciosa refeição com um lindo visual.

Caso preferir pode transformar este feijão em sopa e servir como prato principal. Fica maravilhoso, basta acrescentar mais água, deixar cozinhar bem ate ficar cremoso, e acertar os temperos.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas