Home » » Alfajor Sem Lactose da Laura

Alfajor Sem Lactose da Laura

Written segunda-feira, 4 de junho de 2012 | 13:20



Receita no blog de novo! Eba! \o/

A receita de hoje foi enviada pela Laura Canani de Porto Alegre - RS e foi preparada no encontro culinário que eu tive com a minha amiga Carol Beraldi, no mesmo dia do pão de queijo. =)
Fechamos o dia com chave de ouro degustando os alfajores que ficaram deliciosos! 

Laura, não te disse isso por e-mail, mas considero a sua receita uma receita 2 em 1. A massa do alfajor é super saborosa e pode ser consumida como biscoitinhos sem dúvida alguma! Adoramos!

Fica como dica pessoal, a massa pode virar biscoitos amanteigados com gostinho de limão!


Alfajor Sem Lactose 
Fonte: receita enviada pela Laura Canani.

Massa
250 gramas de creme vegetal
1 xícara de chá de açúcar refinado
3 gemas 
2 1/2 xícaras de chá de amido de milho
1 1/2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento químico
1 colher de sopa de tequila
raspas da casca de 1 limão

Recheio
1 lata de doce de leite de soja
1 colher de sopa de tequila

Cobertura 
aprox. 200 g de chocolate sem lactose, de preferência o meio amargo.
(utilizamos 2 barras de chocolate meio amargo de 180 g cada uma)

Massa:
1. Bata o creme vegetal e o açúcar até ficar fofo, acrescente as gemas, o amido de milho e a farinha aos poucos. Coloque a tequila e as raspas de limão e, por último, o bicarbonato e o fermento. (O ideal é que se use uma batedeira de pá ou após bater o creme vegetal, açúcar e gemas, que se faça o restante com as mãos. A massa é bem espessa.) Leve a geladeira por 10 minutos.
2. Sove a massa e se necessário adicione um  pouco mais de farinha. Abra com espessura de aprox. 3 mm em uma superfície enfarinhada e corte círculos com a ajuda de um copo. Coloque em uma assadeira enfarinhada ou forrada com papel laminado (usamos papel manteiga) e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 15 minutos (esperamos o fundo dos biscoitos ficar levemente dourado).


Recheio:
1. Coloque o doce de leite de soja em uma panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Adicione a tequila e mexa até aparecer o fundo da panela. Espalhe o recheio sobre a massa e em seguida feche-a em forma de sanduíche. 


Cobertura:
1. Derreta o chocolate em banho maria. Mergulhe os alfajores no chocolate, coloque-os em uma assadeira e leve à geladeira até o chocolate endurecer.


A quantidade de recheio vai conforme o seu gosto. Fizemos de todos os tipos: com muito recheio, com pouco recheio... eu gostei de todos, mas o meu preferido foi com pouco recheio, como o da foto acima. Não fica enjoativo e dá vontade de comer de montão! 

Muito Obrigada Laura, valeu a pena preparar e devorar a sua receita! :D

Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas