Home » » Pão de Queijo Mega Especial com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)

Pão de Queijo Mega Especial com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)

Written domingo, 27 de maio de 2012 | 14:09


Pessoal, não estou me aguentando de empolgação ao colocar no ar este post para vocês! hahaha \o/

Ontem eu tive um encontro culinário com a minha amiga Carolina Beraldi. Nós nos conhecemos através do blog e resultou numa parceria super gostosa, está vendo só como essa internet é útil? ;)
Nos encontramos para preparar duas receitas e hoje apresento para vocês esse SUPER pão de queijo.

A leitora Cléo Bezerra de Brasília me mandou um e-mail faz algum tempo dando uma sugestão genial. A mãe da Cléo é uma confeiteira de mão cheia e uma das coisas que a mãe dela usa é essência de queijo. Então a Cléo me perguntou se eu já tinha experimentado utilizar essências para preparar receitas. Gente, como eu nunca pensei nisso antes? 

Podem ficar tranquilos que a essência pode ser utilizada sem problemas. Eu mandei um e-mail para o SAC da Arcólor (que foi a marca que eu usei) perguntando se intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca poderiam utilizar a essência da marca e a resposta foi que sim! 
Segue trecho da resposta "Informamos que todas as essências Arcólor são aromatizadas artificialmente. Portanto ,em nenhum dos aromas há presença ou resquício de proteína animal, como a lactose." 
 

Quanto a receita, eu já tinha recebido 2 indicações de receitas de pão de queijo das queridas Alessandra de Oliveira (que me mandou por e-mail) e da Dilcele Pother Furtado (que postou no facebook), e também eu já tinha anotado há muito tempo a receita da Sabrina Carozzi do blog A Rapa do Tacho. Como as 3 receitas são super parecidas, peguei aleatoriamente uma delas e a escolhida para provar desta vez foi a receita da Sabrina. 


 
Pão de Queijo com Truque (Sem Lactose, Sem Glúten, Sem Ovo)
Fonte: receita do blog A Rapa do Tacho, da Sabrina Carozzi. 

medida da xícara: 240 ml

1/2 xícara de chá de água filtrada
1/3 xícara de chá de óleo
2 xícaras de chá de polvilho doce
1/2 xícara de chá de polvilho azedo
sal à gosto (colocamos aprox. 1 colher de chá)
2 xícaras de chá de batatas cozidas e amassadas
1 colher de chá de essência de queijo (usamos da Arcólor) - achamos que essa medida ficou no ponto, mas nada impede que vocês coloquem mais ou menos, vá conforme o seu gosto. A essência pode ser encontrada em lojas com produtos para confeitaria - comprei na Central do Sabor aqui em SP.
1 colher de sopa de fermento

1. Coloque a água e o óleo para ferver. Enquanto isso, misture numa vasilha (de vidro ou em uma panela) os polvilhos e o sal. Como vamos jogar a água quente em cima do polvilho, não pode ser recipiente de plástico.
2. Quando ferver, jogue a água e óleo em cima da mistura com polvilho e mexa rapidamente. Vai virar uma farofa quente, continue misturando até que fique numa temperatura que você consiga colocar as mãos.
3. Assim que amornar, coloque a batata e amasse até ficar uma massa lisa (vide foto abaixo - Carol com a mão na massa). Adicione a essência, amasse novamente para incorporar e por último coloque o fermento e amasse.
4. Faça bolinhas com as mãos do tamanho que desejar e coloque numa assadeira untada com óleo (colocamos papel manteiga, mas não recomendo porque gruda, hehe). 
5. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus até ficar douradinho e esteja preparado para comer o melhor pão de queijo pós IL da sua vida! \o/


Fizemos mini pãezinhos e rendeu uma assadeira grande, aconselho fazer duas receitas... Vocês vão amar!

CLÉO, você merece um prêmio, obrigada por essa dica 'utilidade pública'! AMEI!


E abaixo, as sobrinhas distantes da Martha Stewart, hahaha.


Será que vocês adivinham qual será a próxima receita? Tem uma dica aí na foto...
 
Beijos!


0 comentários :

Postar um comentário

ultimas