Sonhos Simples e Recheados

Written terça-feira, 20 de dezembro de 2011 | 06:07

Não podia deixar de colocar esta receita nesta época festiva. Fi-los no fim-de-semana, pois a mim sabe-me melhor estas iguarias fora de época do que na própria. Até porque esta época já nada me diz, ao contrário de muita gente. Para mim perdeu o encanto que tinha há alguns anos atrás.

Fiz sonhos simples e sonhos recheados, como comia quando era ainda adolescente feitos pela minha avó propositadamente para mim. Era a minha recompensa de a ajudar a fazer os bolos para fora (como antigamente era usual, as tradicionais "boleiras"). Dão um pouco de trabalho, mas o resultado final é compensatório. Ficam muito fofinhos e desaparecem num abrir e fechar de olhos.

E com esta receita, me fico por aqui até Janeiro, pois esta altura, para mim, é de reflexão do que se passou ao longo do ano e não só. De "coisas" que desejava que não tivessem acontecido, mas que aconteceram e vice-versa, dos erros cometidos, mas que serviram para aprendizagem e crescimento interior.
Enfim, uma amálgama de "coisas" sobre as quais me debruço interiormente e que me levam a afastar daqui por uns dias. Mas volto em Janeiro com coisinhas boas, assim o espero (*_*)

Desejo a todos os que me visitam BOAS FESTAS! E agradeço a todos os comentários deixados ao longo do ano.



Creme de ovos:

Massa já com os ovos:


Massa sem os ovos:

Ingredientes:


250 ml leite

150 gr. farinha trio com fermento

100 gr. manteiga

4 ovos

3 colheres sopa de açúcar

1 casquinha de limão

1 colherzinha café de sal

Para polvilhar: açúcar e canela em pó

Recheio:

3 gemas

115 gr. açúcar

120 ml água

Preparação:

Leve ao lume um tacho com o leite, a manteiga, sal, casca de limão e as 3 colheres sopa de açúcar.

Quando ferver, despeje a farinha e mexa com uma colher de pau até formar uma bola que se despegue facilmente das paredes do tacho.


Retire a massa para um recipiente e deixe amornar.

Com a massa ainda morna, adicione os ovos um a um, mexendo sempre entre cada adição.


Nota: se a massa ganhar grumos, passe a varinha mágica no fim, mas em princípio não ganha.


Com duas colheres moldar bolinhas e levar a fritar em óleo em lume brando, para que não queimem por fora e fiquem cruas por dentro. A meio da fritura pique os sonhos uma só vez com um garfo, e alguns até poderão abrir, mas depois de frios voltam à forma inicial.

Depois de fritos coloque-os sobre papel absorvente e passe-os por uma mistura de açúcar com canela.


Preparar o creme de ovos:

Leve ao lume a água com o açúcar e deixe ferver, assim que ferver reduzir o lume e deixar ferver durante 3 minutos. Desligar e deixar arrefecer.

Assim que esteja frio juntar as gemas previamente batidas com 1 batedor de ovos, levar novamente ao lume, e sem parar de mexer, deixar que ferva novamente para que engrosse um pouco. Retirar do lume e deixar arrefecer.

Com uma tesoura fazer um corte em alguns sonhos e rechear com o creme (usei uma seringa de pasteleiro, onde coloquei o creme).

Rendeu 26 sonhos.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas