Tiramisu

Written quinta-feira, 1 de setembro de 2011 | 12:13

“Ou o mascarpone que comi estava podre ou eu detesto mascarpone”*. Como conseqüência, uso cream cheese no tiramisu. E fica delicioso!!! Tenho um amigo que é viciado em tiramisu e já o comeu em muitos lugares e cidades. Diz ele que este é o melhor tiramisu que já provou. Bem, pode ser gentileza de amizade... Quer tirar a dúvida? Acho uma ótima idéia.


Informações úteis:
A) Para quem tem receios de comer ovos crus, a observação nº 2, abaixo da receita, mostra como substituir os ovos por creme de leite fresco.


B) Faço sempre uma receita grande porque esse tiramisu é tão gostoso que todo mundo aqui come mais de um pedaço. Todavia, para aqueles que preferem uma receita pequena, há instruções para tal na observação nº 3, abaixo da receita.


*Vi isto num comentário de um blog, a respeito de anchovas, e achei fantástico. Adorei plagiá-lo!
O site Mais Você deu-me a receita básica. Agreguei chocolate meio amargo, porque vi que outras receitas o utilizavam, e deu um toque muito legal no sabor, somado a um estalido crocante e gostoso de sentir ao degustá-lo.

Ingredientes *Xícara=190ml
1. 190g de glaçúcar peneirado
2. 3 gemas
3. 880g de queijo cream cheese (uso 4 caixas de Polenghi)
4. 3 claras batidas em ponto de neve


5. 300ml de café forte sem açúcar
6. 3/4 de dose de uísque (30ml)
7. 30 biscoitos champanhe (2 caixas) (uso Qualitá)
8. 2/3 de barra de chocolate meio amargo (113g) (uso Amaro da Lacta)


Decoração: cacau em pó para polvilhar (uso Nestlé); 3 cortadores de biscoito com tamanhos diferentes, em forma de coração; papel verge espesso ou cartolina; papel-manteiga e; 2 chocolates Baton da Garoto.


Preparo
1. Faça um de café forte com 3 xícaras de chá de água fervente passadas por 7 colheres de sopa cheias de pó de café colocadas num filtro de papel nº 103 com suporte. Após passar, meça 300ml de café. Se preciso, ponha água para completar os 300ml. RESERVE.


2. Com uma faquinha serrilhada, corte o chocolate pelo lado menor da barra na espessura de 3mm. Ele se quebrará em pedaços de 3-5mm de comprimento. Se o chocolate estiver mole, corte fatias de 3mm e depois em pedaçinhos de 4mm. RESERVE.


3. Na batedeira: bata o glaçúcar peneirado com as gemas até obter um creme bem espesso e esbranquiçado. Desligue a batedeira várias vezes, raspando as paredes da tigela para aproximar a mistura dos batedores. Use velocidade baixa ou média e tenha paciência, pois demora um pouco. Parece que não vai virar um creme, mas vira, sim. Acrescente o cream cheese a este creme e bata até obter um cremo fofo e homogêneo.


4. Em outra tigela, bata as claras em neve. Com o auxílio de uma colher de sopa incorpore delicadamente as claras batidas ao creme de queijo. RESERVE.


5. Num recipiente raso misture o café forte com o uísque. Molhe os 30 biscoitos champanhe, um por um, nessa mistura e distribua-os numa assadeira grande, sem superpô-los.


Montagem
A) Num marinex retangular grande de 35x22x4cm faça uma camada com os biscoitos embebidos na mistura de café/whisky (veja Obs. 1). Cubra com metade ou um pouco menos da metade do creme de queijo e polvilhe com os pedacinhos de chocolate.


B) Ponha outra camada de biscoitos sobre a primeira de creme/chocolate e finalize com uma camada de creme. Leve para a geladeira por 12 horas ou mais para o creme ficar firme. Antes de servir, faça a decoração.


Decoração
1. Num papel verge espesso ou cartolina, faça o contorno (pelo lado externo) dos cortadores de biscoito, de forma a obter 3 corações de cada tamanho. Recorte-os com tesoura. Com durex e um pedacinho de papel verge colado nele, faça um puxadorzinho e cole-o em cada coração (veja foto 3b). Vai servir para colocar e retirar os corações de papel com mais facilidade. RESERVE.


2. Tire o papel do Baton de chocolate, deixando 2-3cm numa das extremidades para poder segurar o chocolate sem derretê-lo com o calor dos dedos. Com uma faca amolada de gume liso, corte 18 fatias de 2mm do Baton. RESERVE.


3. Corte um pedaço de papel-manteiga com 40cm de comprimento. Usando lápis e régua, faça um retângulo do tamanho do marinex (35x22cm). Ponha este retângulo sobre a bancada, com o lado menor voltado para a borda da bancada, e arrume os corações e as rodelas de chocolate conforme a foto 3a ou de modo diferente, se você preferir.


4. Retire o marinex da geladeira e coloque-o paralelo ao retângulo de papel. Transfira os corações para o tiramisu colocando-os delicadamente sobre o local selecionado. Não comprima os corações, pois vai grudar parte do creme neles e, quando puxá-los, o local do creme ficará irregular (o animal aqui fez exatamente isto, achando que o cacau em pó iria penetrar por baixo dos corações. Mas não penetra).


5. Com uma peneira pequena e de malha bem fina colocada sobre um pratinho, acrescente um pouco de cacau e vá polvilhando toda a superfície do tiramisu. Descarte as bolinhas de chocolate que ficarem no fundo da peneira. Sempre que for adicionar cacau, coloque a peneira sobre o pratinho. Se você puser o cacau, estando a peneira sobre o tiramisu, cai um montão dele num só local e fica antiestético.


6. Transfira as rodelas de chocolate para o tiramisu. Remova os corações de papel puxando-os delicadamente. Seu Tiramisu está agora, além de delicioso, lindo e pronto para servir.




Obs. 1: Dá 5 biscoitos Qualitá na largura e 3 biscoitos no comprimento. Cada pacote tem 16 biscoitos.


Obs. 2: Para quem tem receios de comer ovos crus, pode substituí-los por 2oog de creme de leite fresco batido até ficar consistente. Aumente o açúcar para 200g e bata junto com o cream cheese até obter um creme fofo. Adicione o creme de leite batido ao creme de queijo e misture delicadamente com uma colher de sopa. O resto da receita permanece igual.


Obs. 3: Se quiser fazer uma receita menor, metade desta receita dá um marinex retangular pequeno de 26x16x4cm. Leva 19 biscoitos Qualitá: 9,5 biscoitos em cada camada.


Dica: Se você está sem tempo para decorar ou com preguiça de fazê-lo, raspe uma barra inteira de chocolate e ponha metade dele em cima da primeira camada de creme de queijo. Quando for servir, polvilhe com cacau em pó a superfície do tiramisu e distribua o restante dos pedaçinhos de chocolate por cima do cacau polvilhado. Fica uma boa decoração.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas