Home » , » Comendo Fora - Outback Steakhouse

Comendo Fora - Outback Steakhouse

Written domingo, 8 de maio de 2011 | 17:52


Olá Pessoal!
  
Esta é a primeira postagem de uma série que queria muito fazer desde que comecei o blog. Vou postar a partir de agora dicas de restaurantes e outros lugares onde é possível encontrar opções sem lactose e contar para vocês como foi a minha experiência no local.

Todos nós sabemos como é difícil comer fora de casa, certo? Eu tenho muito pânico medo de passar mal, desconfio de tudo e de todos. Mas confesso que cansei de ter medo.
Quero minha vida social de volta, quero sair para comer do mesmo modo como eu fazia durante 24 anos da minha vida.

Vocês entendem o que eu estou querendo dizer? Sair com os amigos, ir a um simples restaurante ou pizzaria sem poder comer o mesmo que todos, passar vontade e ainda escutar comentários desnecessários como o clássico: "Nossa, ainda bem que eu não tenho nada dessas "coisas", posso comer de tudo", não é fácil. Só quem passa por isso sabe como é. As pessoas acham que comentários assim não magoam, mas particularmente isso me magoa sim. Me faz sentir a pessoa mais excluída da face da Terra.

Faz 6 meses que eu voltei para o Brasil e só agora estou saindo para comer fora mais confiante. Parece que finalmente peguei o jeito. 
Aprendi na marra que:

1. Preciso parar de me sentir excluída.
Sabe aquela hora em que todos pediram sobremesa e você não pôde pedir porque tudo tinha leite? Como todos estão ocupados comendo, de repente fica um silêncio e você fica com aquela cara de paisagem sem saber para onde olhar. Se você olha para alguém a pessoa pensa que você está com vontade de comer também, e aí vem o comentário: "Ai que chato, a gente comendo e você sem poder comer". Não que a pessoa esteja falando com maldade, longe disso. Mas o comentário tornou a situação mais chata do que já era. 

As alergias e intolerâncias alimentares estão cada vez mais comuns, mas muita gente desconhece ou nunca conviveu com pessoas que sofrem deste mal. Eu mesmo nunca convivi com alguém que tivesse alguma alergia ou intolerância, talvez se hoje eu não fosse IL estaria cometendo os mesmos erros. 

Então pessoal, sei que não é fácil, mas cabe a nós informar aos amigos e familiares que eles não devem nos tratar como pessoas diferentes. O melhor a fazer é não falar coisas deste tipo e fingir que está tudo normal. E principalmente, não deixar de nos convidar para sair por achar desagradável a situação de não podermos comer o mesmo que eles. Quantas vezes eu jantei antes de sair de casa por saber que as chances de poder comer algo seguro na rua eram mínimas? 

Claro que essas coisas a gente explica para os mais íntimos, não vou ficar dando explicação e nem sermão para todos que falarem alguma coisa para mim. Uma hora a gente se acostuma com certos comentários e passa a ter ouvido seletivo e só escuta o que quer. 

2. Tenho que ter planejamento e organização.
Sempre que possível, se eu já sei aonde vou com alguma antecedência, ligo para o local antes ou consulto o cardápio no site e verifico quais são as opções.
Quando não posso fazer isso, dependendo do caso, me alimento antes de sair de casa, para conseguir aproveitar o passeio e não passar fome e sempre levo alguma coisa na bolsa: barrinha de cereal, bolacha de arroz (aquelas do mercado japonês), qualquer coisa que possa me salvar no caso de não encontrar opções seguras.

3. Tenho que falar com a pessoa certa.
Geralmente, os garçons são prestativos e tem muita boa vontade, mas muitas vezes a correria do trabalho impede que as coisas sejam realizadas corretamente e no nosso caso, não podemos correr riscos.
O garçom não sabe certos detalhes dos pratos, como por exemplo se o salmão é frito no azeite ou na manteiga. 
Com certeza ele vai se informar na cozinha, mas todos nós sabemos o caos que é uma cozinha de restaurante e a combinação correria do garçom + caos na cozinha pode abrir espaço para erros.

Portanto, se você tem uma IL muito forte, assim como eu, que não te permite aceitar certos enganos (como um salmão na manteiga) faça o que eu vou te falar:  fale com o Nutricionista. Ele sabe a ficha técnica dos pratos de trás para frente, fora isso, ele estará na operação e poderá conferir se o seu prato vai ser feito corretamente.
Muitas vezes é o técnico de Nutrição que vai falar com você. É ele que fica na cozinha com a mão na massa junto com os cozinheiros, supervisionando. Ele ou ela estará de touquinha, roupa de cozinha, aventalzão, sapato de segurança, tudo nos conformes. Se, quem vier falar com você, for aquela Nutricionista maquiada, com anel, brinco, sem o aventalzão, ela é a chefe e não fica na operação. Talvez ela precisará ir na cozinha para confirmar as informações. Então neste caso, fique esperto. Sinta se ela passa confiança.
Se você não sentiu firmeza e não pode sair correndo do restaurante, peça para falar com o Chef de Cozinha, para garantir. Ele vai estar na operação, então as chances de algo dar errado são menores. 
Tudo isso no caso de grandes restaurantes, em locais menores provavelmente você não encontrará uma Nutricionista ou um Chef de Cozinha, então fale com o cozinheiro. O importante é que seja alguém da cozinha.

E o mais importante, independentemente com quem você falar, explique a sua restrição direito e com calma, fale que se você comer alguma coisa errada você pode passar muito mal, que você tem medo, mas não faça terrorismo, e que por isso precisa da colaboração de todos para que você possa ter uma refeição agradável como todos os outros.

4. O leite não é o culpado de tudo.
Não é só o leite que pode fazer com que você passe mal depois de comer em um restaurante. Principalmente para você IL recém descoberto que está com a flora intestinal destruída e não está se tratando. 
Muita gordura, batata frita, frituras em geral, maionese, condimentos irritantes, podem te dar uma bela diarréia e o leite nem é o culpado.
Peça alguma coisa mais leve, não exagere na batata frita só porque não tem lactose. E cuidado com os refrigerantes... principalmente se você tem gases com facilidade. 

Sei que nem todos possuem a mesma opinião que a minha, meu intuito é contar a minha experiência e com isso tentar ajudar nem que seja um pouquinho. 

Vamos para a primeira experiência:


Fui no Outback Steakhouse do Shopping Center Norte, em São Paulo, neste domingo de Dia das Mães.
Eles disponibilizam no site um cardápio especial para Intolerantes a Lactose, Celíacos, entre outros. Por isso não precisei ligar, apenas verifiquei as opções no próprio site e já fui com uma idéia do que eu poderia comer.

Claro que o restaurante estava lotadíssimo, fila de espera de 1h30min e eu já imaginava que seria impossível falar com alguém da cozinha.
A nossa garçonete foi a Ingrid, super prestativa e sabia o cardápio de trás para frente. Expliquei para ela sobre a IL e perguntei se eles tinham alguma Nutricionista disponível ou se eu poderia falar com alguém da cozinha, e conforme eu já imaginava ela disse que hoje não seria possível devido ao grande movimento, mas que ela confirmaria para mim e que eu poderia ficar tranquila. Como ela me passou muita confiança, decidi não insistir.

Eu já tinha uma idéia do que pedir, mas pedi a opinião dela para escolher uma carne com menos gordura e confirmei qual acompanhamento eu poderia comer. As opções eram arroz tasmânia, cajun rice e batata frita. Escolhi o arroz tasmânia que vem com amêndoas, pimentão, champignon, salsinha e limão.
E a carne escolhida foi a The Outback Special (sirloin de 225gr).

Recebi o meu prato corretamente, ela me confirmou novamente que não havia leite e derivados, comi e não tive nenhum problema. O prato estava delicioso!

Infelizmente não há opções de sobremesas sem leite, mas também não fez diferença alguma porque nem se eu quisesse eu aguentaria comer. :D

Se você tem alguma dica de restaurante que oferece opções sem lactose na sua cidade, deixe um comentário ou me envie um e-mail contando a experiência (seja ela boa ou ruim) que eu publico no blog para conhecimento de todos.

Bjos!




0 comentários :

Postar um comentário

ultimas