Home » , » Bolo Brigadeirão

Bolo Brigadeirão

Written quarta-feira, 13 de abril de 2011 | 10:57


Conforme prometido: a tão esperada receita com chocolate! :D

A minha listinha de desejos está seguindo e finalmente consegui chegar em uma das receitas do blog da Fabiana, o Sonho Doce, Sonho. Tem tanta receita gostosa e além disso ela é tão caprichosa que dá gosto de ver. Aposto que deve ter disputa de familiares e amigos para ir almoçar na casa dela, rsrs.

Ela tem diversas receitas de brigadeirão, porém esta foi a escolhida porque não vai leite condensado na massa. Na verdade, este brigadeirão - como a Fabiana mesmo disse - parece um bolo, por isso coloquei o nome de Bolo Brigadeirão. Dei uma inventada básica na cobertura e acabou ficando demais de gostoso!
Ai gente... fiz uma receita inteira (geralmente preparo só meia receita), eu e minha mãe comemos tudo. Quando acabou rolou aquela depressão pós-bolo... queríamos mais! :D

E como nem tudo é perfeito, eu tinha que dar uma de louca e quase colocar a receita a perder. Primeiro: não sei por qual motivo, razão ou circunstância, usei a forma errada. Usem forma de pudim, ok? Eu usei essa forma redonda que interferiu em um grande pequeno detalhe: o tempo do forno.
Usando a forma de pudim, que é mais alta, o tempo de forno varia em aproximadamente 1 hora. Como eu usei a forma mais larga, meu bolo ficou pronto em 30 minutos, mas só fui perceber isso quando comecei a sentir o cheiro de queimado na casa.... Tive que cortar um pedaço do fundo do bolo que queimou, pode isso?
Acho que essas minhas loucuras devem ser falta de açúcar no cérebro... rsrs. :D



Bolo Brigadeirão Sem Lactose e Sem Glúten
Fonte: Receita da massa retirada do blog Sonho Doce, Sonho, da Fabiana.

Para a massa:

7 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
10 colheres de sopa de chocolate em pó
3 colheres de sopa de creme vegetal
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó
50 gramas de coco ralado
50 gramas de chocolate granulado (usei da marca Garoto*)
creme vegetal e farinha para untar e polvilhar (atenção celíacos - untar com farinha de arroz)
*Atualização/2014: infelizmente a composição do chocolate Garoto foi alterada e agora possui leite integral. Sendo assim, deixa de ser uma opção para os intolerantes à lactose.

1. Bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o chocolate granulado) até ficar homogêneo.
2. Transfira a massa para uma forma de pudim (com furo no meio) untada com creme vegetal e polvilhada de farinha de trigo. Coloque no forno pré-aquecido no fogo médio (180 graus) por aproximadamente 1 hora (fique de olho no forno, tempo pode variar).

3. Desenforme depois de frio.  


Cobertura de Chocolate Sem Lactose*:
Fonte: mente insana da Monalisa.

50 ml de leite de soja
1 colher de sopa de creme vegetal
12 "quadradinhos" da barra de chocolate Garoto 55% cacau (cada barra vem com 20 quadradinhos)

1. Numa panela de fundo grosso, coloque o leite de soja e os quadradinhos. Leve ao fogo baixo até o leite amornar e os chocolates começarem a derreter. Tire do fogo e mexa bem até os chocolates derreterem por completo. Adicione a colher de creme vegetal e mexa bem até ficar brilhante. 
2. Com uma espátula, espalhe a cobertura no bolo que deve estar frio. Polvilhe chocolate granulado.

*atualização: em uma das vezes que repeti essa receita fiz a cobertura utilizando 100 ml de creme de soja, 12 quadradinhos de chocolate Garoto 55% cacau e 3 colheres de açúcar. Levei ao fogo até derreter o chocolate e joguei a calda quente em cima do bolo já desenformado. Ficou uma delícia, mais docinha que a calda sugerida acima e ainda mais cremosa.



Última semana de inscrições para o Sorteio de Chocolates Sem Lactose!
 Acesse o link clicando aqui, confira os presentes e leia as regras do sorteio!
Bjos! 




0 comentários :

Postar um comentário

ultimas