Home » , , » Pão de Batata recheado com Queijo Sem Lactose, Tomate e Orégano

Pão de Batata recheado com Queijo Sem Lactose, Tomate e Orégano

Written quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011 | 14:39



Depois do maravilhoso Linguine com Camarão ao molho de Queijos Sem Lactose, que é uma ótima sugestão para o almoço, venho com uma opção para o lanche da tarde ou até mesmo para o café da manhã.
Os pãezinhos ficaram super macios! Nem preciso dizer a gostosura do queijo quentinho misturado com o tomate e orégano... a verdadeira perdição em forma de pão! :D



Pão de Batata recheado com Queijo Sem Lactose, Tomate e Orégano.
Fonte: Receita quase nada adaptada da querida Akemi, do blog Pecado da Gula.

1 sachê de fermento biológico de 10 gramas
1 colher de sopa de açúcar
100 gramas de creme vegetal sem sal em temperatura ambiente
100 ml de leite de soja morno (sem açúcar)
2 ovos
500 gramas de batatas cozidas e amassadas (ainda quente)
1 colher de chá de sal
Aprox. 700 gramas de farinha de trigo
300 gramas de queijo sem lactose tipo samsoe (usei da Casa da Ovelha) cortado em cubos
2 tomates cortado em cubos
Orégano a gosto
1 ovo para pincelar os pães

1. Coloque em um recipiente o fermento, açúcar, leite morno e 1 colher de sopa de farinha. Misture e deixe levedar por 15 minutos.

2. Após este período, acrescente os ovos ligeiramente batidos, a batata amassada morna, o sal e 500 gramas de farinha. Bata na batedeira com gancho para massas pesadas por 5 minutos (como não tenho este tipo de batedeira sovei a massa ainda dentro do recipiente com as mãos. A princípio usei uma espátula para misturar e depois usei as mãos. Deixe o mais homogêneo possível, a massa ficará bem grudenta). 

3. Após os 5 minutos de batedeira ou os 15 minutos de sova com as mãos, acrescente o creme vegetal. Se usar batedeira, bata por mais 3 minutos. Se utilizar as mãos, misture e deixe o mais homogêneo possível.

4. Despeje a massa em uma superfície enfarinhada e sove até ficar macia e lisa (porém ainda um pouco grudenta). Vá acrescentando um pouco mais de farinha se necessário - cuidado para não colocar muito senão a massa ficará pesada. Unte com bastante óleo uma vasilha bem grande e deixe a massa descansar em local quente por aprox. 1 hora ou até dobrar o volume.

5. Despeje novamente a massa em uma superfície enfarinhada e divida na quantidade de pães que desejar (consegui 20 pães). Coloque um pouco de farinha nas mãos para fazer este passo caso a massa esteja grudando demais. Cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Enquanto isso, organize o recheio que será colocado nos pães.

6. Recheie os pães e acomode-os em uma assadeira untada com bastante óleo. Coloque um perto do outro já que a massa de batata tem tendência a esparramar. Pincele com um ovo bem batido e salpique orégano. Deixe os pães descansarem por mais 30 a 40 minutos.

7. Leve-os ao forno pré-aquecido no fogo médio por 20 minutos ou até dourar. Fiz duas fornadas, a primeira assadeira com 12 pães e a segunda com 8.

Recheando os pães

Pães recém recheados indo para o descanso.

Pães após o descanso.

Pães assados.

Os meus pães esparramaram e grudaram um nos outros. Mas foi só passar uma faca na divisão e todos saíram perfeitos. Fiquei com medo de colocar muita farinha e acredito que com isso, coloquei um pouco menos de farinha do que necessário, por isso meus pães ficaram baixinhos. Nada que tenha prejudicado o sabor - eles ficaram super macios e deliciosos - é apenas estética. Então fique atento quando for prepará-los.

Detalhe para a textura do pão.

Beijos!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas