Home » , , » Bolo de Milho Verde Cremoso

Bolo de Milho Verde Cremoso

Written terça-feira, 12 de janeiro de 2010 | 00:04

Vai aí um bolo mui fácil, simples e delicioso. Ótimo para descansar o paladar dos pratos elaborados do fim de ano. Acho-o de um sabor maravilhoso de milho verde in natura, e com a grande vantagem de ter apenas de abrir latinhas...

Classifico as receitas de que gosto como boas, excelentes e viciantes. As viciantes pertencem sempre à segunda categoria, mas são aquelas a que volto frequentemente, às quais não posso resistir de desejo e tenho que fazer, e comer!, exatamente como um viciado. Este bolo de milho verde é uma delas.

Um pequeno detalhe: ninguém me avisou que a lateral do bolo ficava enrugada, então testei todas as combinações possíveis. Com mais e menos farinha de trigo, com mais e menos fermento, e nada! Até que, por fim, eliminei completamente o fermento. Fica um pouquinho enrugado, como ficam alguns pudins e bolos moles, mas a aparência agora é outra.

Há anos que o faço. Não recordo de qual site tirei a base inicial. Sei bem que acrescentei mais uma lata de milho verde porque com uma só lata não ficou delicioso, apenas razoável, e detesto coisas mais ou menos em questão de comidas -- já me bastam as da vida, que tenho que aceitar e encarar numa boa, pois não posso modificá-las. Como falei, alterei a receita à proporção que fui testando, até ficar satisfeita com o resultado, de forma que perdi toda e qualquer referência de sua origem.
Ingredientes *Xícara: 190ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas
1. 1 lata de leite condensado
2. 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml)
3. 3 ovos inteiros
4. 2 latas de milho verde escorrida a água
5. 150g de manteiga
6. 1 colher de sopa de açúcar

7. 1 xícara de chá + 2 colheres de sopa de farinha de trigo

Preparo
1. Acenda o forno a 235°.

2. Unte com margarina uma forma de anel de 24x7cm.

3. No liquidificador: ponha os ingredientes 1 a 6 e bata por 1 minuto para esmigalhar um pouco o milho (não deve ficar totalmente esmigalhado). Coloque a farinha de trigo, e bata só até incorporá-la.

4. Verta a massa na forma. Leve ao forno e retire quando começar a corar ligeiramente nas bordas: aproximadamente 45 minutos. O palito enfiado no centro do bolo sai um pouquinho melado. Gire a parte de trás da forma para frente aos 35 minutos de forno. Quando retirar, deixe descansar sobre uma tábua. Desenforme morno. Para ficar com o lado corado para cima, vire duas vezes: a primeira numa assadeira de pizza e a segunda no prato de servir. Sirva morno ou frio. Morno é maravilhoso!

Dica: Para ficar mais macio, acrescente 1 colher de chá rasa de fermento em pó, mas lembrando que a lateral ficará bem mais enrugada. Para mim, faço assim. Contudo, para visitas, opto pela aparência e faço sem fermento.

Nota: Antes de fazer a receita leia o tópico Medidas Utilizadas para que ela saia certinha.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas