Manteiga de Amendoim Caseira

Written sábado, 21 de novembro de 2015 | 20:12

Consumimos bastante manteiga de amendoim aqui em casa. Como o marido é americano, não precisa dizer o quanto ele gosta, e eu aprendi a gostar com ele. Gosto de fazer em casa porque além de ficar mais gostoso, é mais saudável e econômico. Nunca gostei das industrializadas, e por isto não me interessava muito, mas depois que me aventurei a fazer em casa, fiquei fã e até experimentei o famoso sanduíche queridinho dos americanos, "peannut butter and jelly" que é pão com manteiga de amendoim e geleia. Não é que fica gostoso mesmo?


O ideal sempre é preparar os alimentos em casa e na medida do possível evitar industrializados. Fazendo isto você evita consumir alimentos cheios de aditivos químicos como conservantes, corantes e outros que são nocivos à saúde. A pedido de vários leitores fiz esta postagem para explicar como fazer esta receita simples, nutritiva e muito deliciosa. Tudo o que você precisa para fazer manteiga de amendoim, é de um bom processador ou liquidificador potente, amendoins e paciência. O amendoim é um alimento rico em proteínas e vitaminas e tem a grande vantagem de ter um preço acessível e fácil de encontrar. Eu usei amendoins orgânicos crus que tostei antes de utilizar. Na medida do possível utilize alimentos orgânicos para as suas receitas. 


A manteiga de amendoim caseira não fica tão cremosa quanto as versões industrializadas que utilizam óleo na sua composição, entre outros aditivos químicos que melhoram a aparência e textura. Mas mesmo assim vale muito a pena fazer em casa, e consumir um alimento fresco, saudável e natural. E você ainda pode escolher se quiser fazer a versão crocante ou cremosa. Para a versão crocante, salve uma parte dos amendoins e adicione à manteiga depois de pronta e processe rapidamente apenas para quebrar um pouco os pedaços de amendoim. A versão que eu estou apresentando para vocês aqui, é a cremosa. 


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 250g
Preparação: 30 minutos


INGREDIENTES 


  • 250g de amendoim torrado sem sal 
  • óleo (opcional, eu não usei)
  • sal (opcional, eu não usei)



INSTRUÇÕES DE PREPARO 

Se você utilizar amendoim com casca, descasque primeiro e depois lave os amendoins para remover qualquer tipo de sujeira. Seque bem com papel toalha e coloque em uma assadeira para torrar seguindo as instruções abaixo. É bem mais fácil fazer com os amendoins pelados, e se você encontrar, vale a pena investir neles para evitar o trabalho de remover as peles.Você pode também optar por comprar amendoins já torrados e facilitar ainda mais o seu trabalho. Neste caso basta apenas aquecer um pouco no forno antes de processar para liberar o óleo natural do amendoim.

Para torrar os amendoins, coloque em uma assadeira grande, tendo o cuidado de espalhar bem para que torrem por igual. Se quiser pode acrescentar um pouco de óleo vegetal ou de amendoim, se você tiver em casa. Eu torrei sem nada, apenas coloquei os amendoins e deixei por mais ou menos 8 minutos em forno pré-aquecido a 180C.

É bem mais fácil preparar a manteiga com os amendoins torrados levemente e ainda quentes recém saídos do forno, porque liberam o óleo natural que ajuda a transformar mais rapidamente em creme. Eu fiz no processador, mas você pode usar o liquidificador se preferir. Neste caso pode ser necessário acrescentar um pouco de óleo e liquidificar aos poucos cuidando para não danificar o motor do seu liquidificador, se o mesmo não for muito potente. Coloque os amendoins na função pulsar e processe até que comece a virar uma espécie de farinha. Depende do seu liquidificador ou processador, pode levar até 20 minutos para ficar cremoso.

Eu parei algumas vezes e abri o processador para empurrar com a espátula a massa que ficou grudada nas laterais e no fundo. Meu processador é bom, e eu levei mais ou menos 15 minutos para conseguir chegar no ponto que queria. Eu não utilizei nenhum tipo de óleo porque gosto da versão natural, mais light, sem sal, sem açúcar e sem óleo. Os amendoins possuem uma boa quantidade de óleo natural que quando processados são liberados tornando a "massa" mais lisinha e úmida.

Se você quiser fazer uma versão crocante, separe uma porção de amendoins para acrescentar depois que a manteiga estiver pronta, e utilize a tecla pulsar processando rapidamente apenas para quebrar os amendoins e deixar a manteiga com pedaços crocantes. Fica uma delícia. Depois de pronto, com o auxílio de uma espátula, remova a manteiga e coloque em um recipiente de vidro e leve a geladeira. Dura até 2 semanas se conservado em recipiente hermeticamente fechado. 


Talvez você tenha um pouco de dificuldade nas primeiras vezes que fizer a manteiga de amendoim, caso nunca tenha feito. Mas a medida que fizer, vai pegando bem o jeitinho e vai ver como é fácil. Se tiver dificuldade e precisar, acrescente um pouco de óleo para facilitar o processo, especialmente se utilizar liquidificador. A manteiga de amendoim é muito versátil e pode ser utilizada em várias receitas. Sirva no pão, torrada, crackers ou biscoitos. Prepare deliciosos recheios para bolos, faça cookies, sorvetes, sobremesas e pratos salgados. São inúmeras as possibilidades de preparar delícias com esta saudável e nutritiva manteiga.  

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas