Feijão Tropeiro Vegano

Written domingo, 1 de novembro de 2015 | 18:51

Friozinho chegando no hemisfério norte, e com ele a vontade de fazer comidinhas quentes e deliciosas como feijão. No sul chamamos de feijão mexido, e é um prato muito popular e apreciado especialmente no inverno.


Eu fiz a versão vegana desta receita e usei páprica defumada para incrementar o sabor. Fica muito bom com fumaça líquida, mas como eu não tinha em casa, a páprica deu o sabor defumado que eu queria. Outra sugestão seria colocar pedacinhos bem pequenos de tofu defumado se você tiver. Eu usei temperos básicos para esta receita, seguindo os passos que a minha mãe fazia quando eu era criança, e ficou bom demais.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 20 minutos



INGREDIENTES
  • 1 xícara de feijão previamente cozido 
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 dente de alho grande esmagado e fatiado
  • 1/4 xícara de farinha de mandioca crua
  • 4 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 2 colheres de chá de óleo vegetal 
  • sal e pimenta do reino à gosto
  • caldo do feijão para finalizar 

 
PREPARO 

Esta receita é perfeita para aproveitar aquela sobra de feijão quando você quer fazer alguma coisa diferente e transformar o feijão em algo muito especial. Eu usei feijão vermelho grande, tinha uma pequena porção na geladeira e achei que seria perfeito para esta receita. Este feijão que eu usei é muito lindo, achei que o efeito seria ótimo para esta receita. Use o feijão que você preferir, fica uma delícia com feijão preto também, que aliás, é um dos meus favoritos. 


Prepare os ingredientes que vai precisar para a receita. O feijão que eu usei não estava temperado. Quando eu cozinho uma porção maior de feijão, tempero apenas o que vamos consumir imediatamente e guardo o restante sem tempero congelando em pequenas porções. Acho que o feijão temperado na hora é muito mais saboroso. 






Corte os temperos e deixe prontos para utilizar. Esmague o alho e depois pique bem miudinho. Pique a cebola e corte a cebolinha verde. 



Aqueça o óleo em uma frigideira grande e frite o alho juntamente com uma pitada de sal e a páprica defumada se for utilizar. Se você não tiver páprica defumada, utilize outro tempero seco a seu gosto. Fica muito bom colocar o tempero para fritar junto com o alho. Este processo libera e acentua o sabor do tempero. Quando o alho estiver dourado, abaixe o fogo cuidando para não deixar queimar. 





Acrescente a cebola picada e deixe fritar junto com o alho e a páprica. Mexa de vez em quando para que frite e doure por igual. Tempere com um pouco de sal. 






Quando a cebola estiver transparente e dourada, adicione um pouco da cebolinha verde e deixe fritar junto. Eu coloquei a parte branca do cabo das cebolinhas e deixei os galhos verdinhos para usar mais tarde.



Adicione o feijão e deixe fritar junto com os temperos. Acerte o sal, adicione mais temperos que você quiser utilizar. Faça este processo em fogo baixo para não ficar muito seco e não queimar.

Adicione a farinha de mandioca aos poucos e mexa bem até que os ingredientes incorporem entre si. Acrescente um pouco do caldo do feijão se achar necessário. No meu caso eu escorri bem o feijão porque queria que os grãos ficassem inteiros, e depois acrescentei mais ou menos duas colheres de sopa do caldo que tinha sobrado.


Deixe o refogado apurar em fogo baixo por mais ou menos de 3 a 5  minutos até que fique homogêneo e douradinho, e a farinha de mandioca fique cozida junto com os temperos e o feijão. Adicionar um pouco do caldo ajuda a finalizar o prato dando a umidade necessária. Adicione a metade das cebolinhas picadas e ajuste o sal.



Sirva imediatamente em cumbuquinhas individuais. Coloque salsa e cebolinha fresca picadas na hora de servir. Adicione pimenta do reino moída na hora se desejar. Sirva acompanhado de arroz e salada ou como preferir. Bom apetite!




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas