Vagem Refogada com Cebola e Alho Poró

Written quinta-feira, 22 de outubro de 2015 | 18:14

A vagem é um dos legumes que eu mais gosto, seja em salada, sopas ou refogados. Possui um sabor suave e muito agradável, tem poucas calorias e muitos nutrientes. É rica em fibras, ácido fólico e ferro, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas e ajuda a prevenir doenças e manter a saúde em geral. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 porções
Preparação: 25 minutos 




INGREDIENTES

  • 200g de vagem de preferencia orgânica
  • 1 cebola pequena fatiada
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 1 talo de alho poró fatiado 
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (eu usei de coco neutro)
  • sal e pimenta do reino à gosto


PREPARO 

Eu usei o básico para preparar e temperar estas vagens, porque é assim que eu gosto. Tempere como você preferir, e se quiser pode usar ervas frescas para incrementar o sabor do seu prato. Outro detalhe, eu não deixei as cebolas dourarem por opção, fritei mas deixei que ficassem mais clarinhas e tenras. Se você preferir pode fritar bem as cebolas e deixar dourar mais do que as minhas. 




Corte as pontas das vagens e lave bem em água corrente. Eu não cortei as vagens, deixei no tamanho normal. Se você quiser, corte ao meio ou em 3 pedaços.





Coloque as vagens em um prato e reserve enquanto prepara os temperos.





Corte a cebola à julienne, ou seja em tiras de tamanho médio. Faça a mesma coisa com o talo de alho poró. Pique a cebolinha verde e reserve.







Em uma panela coloque um pouco de água para ferver. Quando a água levantar fervura coloque as vagens.





Deixe ferver por 4 minutos, deligue o fogo e escorra a água na pia e abra a torneira jogando bastante água fria para interromper o cozimento das vagens.



As vagens estão prontas, pré-cozidas e tenras, al dente. Este processo vai deixar as vagens com um sabor e textura maravilhosos, e você vai sentir a diferença quando saborear depois de pronto. Coloque as vagens já frias no escorredor e reserve.


Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola juntamente com o alho poró. tempere com sal e se quiser pode utilizar algum outro condimento ou erva de sua preferencia. Deixe fritar até que a cebola fique transparente. Como falei antes, se você quiser, deixe a cebola fritar até ficar bem dourada.




Adicione as vagens pré cozidas e deixe fritar junto com os temperos. Ajuste os temperos, adicione mais sal e se for utilizar pimenta do reino, coloque no final.






Deixe os legumes no fogo por mais ou menos 3 minutos em fogo alto mexendo sempre.




Acrescente a cebolinha verde picada e misture. Desligue o fogo e sirva como acompanhamento.



Está pronta uma vagem crocante e muito deliciosa que você pode servir com batatas, arroz ou como preferir. Eu servi com arroz e feijão. Espero que gostem da sugestão.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas