Home » » Flan pâtissier (versão simplificada - sem glúten e lactose)

Flan pâtissier (versão simplificada - sem glúten e lactose)

Written domingo, 18 de outubro de 2015 | 14:43




Meus amores,

Hoje é dia 18 de outubro, aniversário de 5 anos do blog e também niver da minha amada mãe.

5 anos, gente! É tempo pra xuxu... 
Fazendo um balanço de tudo o que se passou nesse período me resta apenas agradecer! O sentimento de gratidão é imenso, de verdade. A evolução que se passou na minha vida, em muitos sentidos, é chocante. E podem ter certeza que a contribuição de vocês nisso foi essencial, a energia positiva e o carinho que recebo mesmo nessa minha fase "sumida" é realmente tocante, muito obrigada! :) 

Vi essa receita no lindo blog da Patricia, que sigo a alguns anos, o Coco e Baunilha. É uma versão simplificada do flan pâtissier, feito sem a massa e com leite de amêndoas ao invés do leite de vaca. Como sou gamada em sobremesas cremosas não pensei duas vezes em escolhê-la como receita comemorativa de aniversário. Espero que vocês gostem!


Flan Pâtissier (versão simplificada sem glúten e lactose) 
Fonte: do lindo Coco e Baunilha.

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem leite, glúten e soja. Contém ovos.

Ingredientes:
1 fava de baunilha (ou 1 colher de chá de extrato de baunilha)
1 litro de leite de amêndoas (fiz caseiro, bati 1 xícara de chá de amêndoas deixadas de molho por 6 horas com 1 litro de água)
2 ovos
1 xícara de chá de amido de milho
2 colheres de sopa de amêndoas moídas (usei o resíduo do leite de amêndoas)
3/4 xícara de chá de açúcar demerara

Modo de preparo:
Faça um corte no sentido do comprimento na fava da baunilha e raspe as sementes. Coloque em uma panela o leite de amêndoas, a fava e as sementes e aqueça até levantar fervura.
Em uma vasilha misture o açúcar e os ovos (peneire as gemas), acrescente o amido e as amêndoas, misture até ficar homogêneo. 
Despeje na vasilha o leite recém fervido aos poucos e vá misturando com um foeut, sem parar de mexer. 
Retorne o creme para a panela e mexa até engrossar.
Despeje em uma forma de 20 cm de diâmetro (de preferência antiaderente). Leve ao forno pré aquecido (180  graus) por 45 minutos ou até dourar e ficar firme ao toque. O meu demorou 1 hora e 5 minutos no forno.
Espere esfriar e deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.

Observações: forrei a forma com papel manteiga e ficou muito ruim para tirar o papel! Se possível use uma forma antiaderente ou unte com um pouquinho de óleo. Como usei o leite de amêndoas caseiro que não contém açúcar o resultado não ficou muito doce. Caso você seja formiguinha, coloque 1 xícara de açúcar.


Uma semana linda e iluminada à todos!

Grande beijo!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas