Bolinhos de batata e cenoura

Written sexta-feira, 23 de outubro de 2015 | 18:57

Sempre gostei de bolinhos de batata mas nunca tentei fazer. Na realidade nunca tinha comido bolinho de batata assado, apenas fritos e raras vezes porque sempre evitei frituras. Quando vi esta receita fiquei muito empolgada para fazer porque me pareceu fácil demais. Fiz a minha versão vegana, misturei com cenoura e temperos e ficou ótimo, tanto que da próxima vez quero fazer só com batatas e rechear, talvez com espinafre.


Esta receita foi inspirada em um vídeo que eu assisti e que pareceu incrivelmente fácil. Fiquei impressionada com os comentários de pessoas que tentaram fazer e não conseguiram, dizendo que os bolinhos desmancharam no forno e não ficaram bons. Resolvi experimentar mesmo assim, e posso garantir que ficaram excelentes mesmo sem usar farinha. As fotos abaixo mostram todo o processo de preparo e eu não tive nenhuma dificuldade em fazer. Quem nunca tentou fazer uma receita que parecia perfeita e ficou horrível?  Já aconteceu comigo muitas vezes, mas resolvi arriscar com esta receita e deu certo contrariando os comentários negativos. Vou passar algumas dicas que podem ajudar bastante para que os seus bolinhos de batata fiquem deliciosos como os meus, para quem arriscar a fazer. Se você ficar inseguro ou achar necessário, acrescente um pouco de farinha para dar liga a massa. Caso fizer, pode usar farinha sem glúten para manter a receita como é, sem glúten, ou use farinha de trigo normal se preferir. 


Eu fiz uma pastinha de pimentão grelhado e azeitonas e servi junto com os bolinhos, e além disto fiz uma salada mista de verduras. Foi uma refeição leve e saudável. Os bolinhos foram assados e ficaram bem leves, vale a pena experimentar. Tempere como você quiser, use ervas frescas e condimentos a seu gosto. Eu espremi limão na hora de comer, e meu marido usou mostarda junto com a pastinha de azeitonas. Este foi o nosso jantar em uma noite de verão. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 14 unidades
Preparação: 1 hora 




INGREDIENTES

  • 3 batatas grandes cozidas
  • 6 cenouras pequenas cozidas
  • 1 cebola grande picada
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 2 colheres de óleo vegetal 


PREPARO 


Use a proporção que você preferir de batata e cenoura. Eu tinha umas cenourinhas bem pequenas e resolvi aproveitar todas para a receita. O bom desta receita é que não tem quantidades exatas, e você pode facilmente conseguir o ponto da massa dos bolinhos apenas com as batatas cozidas e amassadas e as cenouras se utilizar. O resto é tempero. A cebola frita faz uma grande diferença nesta receita. O tempero fica por sua conta. Inspire-se e faça os bolinhos bem como você gosta. 





Descasque as batatas. Se as cenouras forem orgânicas não precisa descascar. Eu cozinhei as cenouras com a casca.


Coloque as batatas e cenouras em uma panela e cubra com água. tempere com sal, tampe e deixe cozinhar. Não deixe cozinhar muito, as batatas não devem ficar desmanchadas como para purê, mas devem ficar inteiras e mais firmes para que a massa dos bolinhos possa ser modelada.




Pique a cebola bem fininha. Aqueça o óleo em uma frigideira coloque a cebola picada para fritar temperando com um pouco de sal.





Deixe a cebola fritar até ficar bem dourada. Se quiser pode acrescentar ervas ou condimentos do seu agrado como páprica, orégano, etc.


Remova as batatas e cenouras da panela, coloque em um escorredor e deixe escorrer bem a água. Isto é muito importante para que a massa dos bolinhos fique bem firme e não aguada. Depois que a água escorrer bem coloque as batatas e cenouras em um prato fundo e amasse com um esmagador de batatas ou com um garfo. Não use o processador e muito menos o liquidificador.




Amasse grosseiramente deixando pequenos pedaços inteiros. Isto vai ajudar muito a encorpar e dar forma aos bolinhos.



Adicione a cebola frita, verifique o tempero, acrescente o que achar necessário. Adicione a salsinha picada e se quiser pode usar cebolinha verde ou outra erva fresca que gostar. A massa fica firme e fácil de modelar. Se a sua massa não ficar firme assim, adicione um pouco de farinha até dar o ponto. Se o fizer não esqueça de ajustar o tempero.





Modele os bolinhos em formato de croquete e leve a uma forma previamente untada com óleo. Se quiser pode usar papel vegetal (manteiga).





Leve os bolinhos para assar em forno pré aquecido a 180C por mais ou menos 30 minutos ou até que fiquem dourados. Sirva como acompanhamento ou como refeição principal acompanhado de salada e pastinha como eu fiz.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas