Pizza de Frigideira

Written segunda-feira, 14 de setembro de 2015 | 20:29

Esta pizza não pode ser mais simples de fazer. Rapidinho você tem uma deliciosa pizza pronta para servir. Você pode fazer a versão integral se preferir, na proporção que desejar. Eu gosto de fazer meio a meio, mas desta vez fiz com farinha branca. Na medida do possível utilize ingredientes orgânicos para as suas receitas.


Se você quiser pode usar farinhas sem glúten e fazer a sua pizza glúten free. Use farinha de arroz, tapioca, grão de bico ou outra que preferir, basta seguir as quantidades indicadas na receita e a sua pizza sem glúten vai ficar deliciosa. Aproveite o que você tem na geladeira para fazer a cobertura.  Eu não tinha queijo vegano em casa e coloquei uma camada de maionese vegana em cima da massa. Ficou uma delícia, mas com certeza ficaria mais lindo e delicioso se eu tivesse um queijinho vegano derretendo em cima da pizza.


Usei os tomatinhos e manjericão da nossa horta orgânica. Infelizmente a safra está no fim, mas ainda temos alguns tomates verdes que logo estarão bons para consumo. Eu adoro este manjericão miúdo, miudinho, é muito delicioso e enfeita qualquer prato. Felizmente ainda tem bastante na hortinha e quando o frio chegar eu vou colher e desidratar para o inverno. Bom, vamos à receita da pizza, a conversa está boa mas tenho muito o que escrever sobre esta pizza que é bem mais simples de fazer do que vocês imaginam. Espero que gostem.

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 2 pizzas pequenas
Preparação: 45 minutos



INGREDIENTES 

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de chá de sal (evite refinados)
  • 2 colheres de chá de fermento em pó (de bolo)
  • água o suficiente

PREPARO 

Em uma bacia adicione a farinha e o fermento misturando bem. Acrescente o Nutritional Yeast se for utilizar, e o sal. Coloque a água aos poucos alternando com o óleo. O Nutritional Yeast é um ingrediente opcional nesta receita, sendo utilizado como tempero porque tem um delicioso sabor que lembra o queijo, mas não é um ingrediente essencial nas receitas. Portanto não se preocupe se você não tiver, a sua pizza vai crescer e ficar gostosa da mesma forma. 



Misture os ingredientes secos em uma bacia e adicione a água alternando com o óleo até agregar bem e formar uma massa uniforme como a imagem ao lado. Não precisa bater muito. 





Unte uma frigideira de tamanho médio e leve ao fogo para aquecer. Se a sua frigideira não tiver tampa, pegue uma tampa de panela que sirva para fechar a frigideira enquanto a pizza assa. Eu usei a tampa de vidro de uma panela porque fica mais fácil controlar a massa assando.




Coloque a metade da massa na frigideira aquecida e untada. use fogo médio para assar a pizza.




Tampe a frigideira e deixe assar por mais ou menos 10 minutos em fogo médio. 






Enquanto a pizza assa prepare o molho de tomates conforme as instruções abaixo. 


PARA O MOLHO

  • 3 tomates grandes bem maduros sem pele
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal 
  • 1 colher de chá de páprica (opcional)
  • cebolinha verde picada a gosto
  • sal e pimenta a gosto





Remova a pele dos tomates e se quiser pode manter as sementes. Pique e reserve.
Pique o alho e reserve em vasilha separada, não misture com o tomate.



Coloque o óleo em uma frigideira funda, deixe aquecer e frite o alho adicionando uma pitadinha de sal. Cuidado para não deixar queimar o alho porque fica amargo. Quando começar a dourar, está bom. 







Acrescente os tomates picados, coloque a páprica se for utilizar, acerte o sal e deixe o molho cozinhar. Não precisa tampar a frigideira. Se você quiser pode fazer o molho em uma panela. Eu fiz na frigideira porque estava mais conveniente para mim.





Abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar enquanto continua no preparo da massa das pizzas. 







Enquanto o molho cozinha volte a cuidar da massa da pizza que ficou assando na frigideira. 





Como você pode ver na foto, a massa está bem assadinha na parte de baixo e cresceu bastante. Agora está na hora de virar.






Coloque um prato raso grande em cima da frigideira e vire a frigideira. Quando você virar a massa vai para o prato.



A massa está bem assadinha na parte de baixo, e agora precisa assar e ficar douradinha na parte de cima também. Para isto é necessário virar a massa, e a maneira mais prática que eu encontrei é utilizando o prato para virar. Funciona super bem.




Coloque mais um fiozinho de óleo na frigideira e "despeje" a massa com a parte assada para cima para que asse o outro lado.





A massa cai bem direitinho na frigideira e agora você vai deixar mais outros 10 minutos para assar do outro lado, sempre em fogo médio.







Coloque a tampa na frigideira e deixe terminar de assar o outro lado da pizza. Verifique o molho que deverá reduzir e ficar bem consistente.

Enquanto isto prepare o restante dos ingredientes para a pizza.


PARA A COBERTURA

  • 1 tomate médio bem maduro
  • rodelas de cebola 
  • folhas de manjericão fresco
  • queijo vegano (se você tiver)
  • 2 colheres de sopa de maionese vegana (opcional)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • orégano seco (opcional)




Quando a primeira massa estiver pronta, retire e coloque em um refratário untado e prepare para levar ao forno. Unte a frigideira novamente e coloque a outra metade da massa para assar e preparar outra pizza. Siga as mesmas instruções de preparo da primeira massa. Tampe a frigideira, deixe assar e enquanto isto monte a primeira pizza que ficou pronta. 




MONTAGEM DA PIZZA







A massa da pizza está assada dos dois lados. Cresceu bem, ficou bem gordinha e bonita.







O molho está pronto. Cozinhou bem e ficou cremoso. Coloque a cebolinha picada e misture. Verifique o tempero e ajuste se for necessário.



Coloque a massa da pizza pré assada em um refratário untado. Eu coloquei uma colher de sopa de maionese vegana porque não tinha queijo quando resolvi fazer esta pizza. Ficou uma delícia. Depois da maionese eu coloquei o molho que já estava pronto, bem consistente e gostoso.




Cubra o molho com as rodelas de tomate, a cebola, salpique o orégano seco, tempere com uma pitadinha de sal e coloque pimenta do reino se for utilizar. Se quiser pode colocar um fiozinho de óleo sobre a pizza para dourar melhor. Coloque o refratário no forno a 180C para assar. 




Não esqueça da outra pizza que está assando na frigideira. Faça exatamente o mesmo processo de virar com o prato para assar dos dois lados. 




Deixe a pizza com a cobertura no forno até que fique levemente dourada. Eu não deixei muito tempo, foram apenas 10 minutos.







Retire a pizza do forno e coloque as folhinhas de manjericão fresco e sirva a seguir. Eu gosto muito de colocar azeite de oliva na pizza pronta na hora de servir. Bom apetite! 




ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ GOSTOU E QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas