Torta Fria Vegana

Written sábado, 1 de agosto de 2015 | 13:57

Fazia muito tempo que eu queria fazer esta torta fria, e ficava imaginando uma versão vegana com legumes bem coloridos. Tinha muita saudade de comer a torta fria brasileira, aquela que a gente costumava fazer para as festinhas de aniversário, que eu muitas vezes fiz para a minha família. Finalmente saiu a tão sonhada torta, e ficou boa demais, bem como eu queria.


Comentei com meu marido sobre a torta que ia fazer, achando que ele ia gostar, por ser uma coisa diferente, que ele nunca tinha experimentado.  Ele achou estranho pois não entendeu do que eu estava falando. Meu marido é americano e nunca ouviu falar em torta fria. Quando eu descrevi a torta, ele não teve dúvidas, ele disse que achava que não ia gostar. Então eu resolvi fazer esta torta para receber meus primos brasileiros que vieram nos visitar. Pronto, eu teria companhia para comer a torta, porque eu sei que eles adoram torta fria. Se precisava de um motivo, tinha encontrado.


Como aqui nos Eua não existe pão de torta fria, eu usei um pão de forma tendo o cuidado de comprar um pão vegano. Geralmente eu faço maionese em casa com castanhas de caju, acho super gostosa e prática, veja a receita aqui . Mas desta vez eu comprei a deliciosa Vegenaise, a melhor maionese vegana que existe por aqui. Quando não tenho tempo de fazer em casa eu compro por ser mais prático. Achei que o visual da torta ficaria melhor com esta maionese, e realmente ficou ótimo.


Para o recheio eu usei cenouras, pepinos em conserva, azeitonas e pimenta biquinho. Queria fazer com palmitos, mas vocês não vão acreditar o que aconteceu, rsrsrs  eu comprei um vidro de palmitos e não consegui abrir. Como estava sozinha em casa acabei desistindo do palmito e improvisei com o que tinha em casa. Da próxima vez quero fazer com palmito porque eu simplesmente adoro.


Ficou muito gostosa, e o melhor da história eu vou contar pra vocês agora. Fiz a torta, decorei e fiquei toda feliz, louca para provar. Meu marido ficou impressionado quando viu. Achou uma coisa de outro mundo, e nem imaginava que gosto poderia ter. Mas pelo menos achou bonita, o que já é uma grande coisa. Servi a torta para os convidados e o marido resolveu provar. Gente, ele adorou, comeu e pediu mais. Até a minha sogra que nunca tinha provado também comeu, adorou e levou um pedaço para casa. Fiquei super feliz, agora vou fazer mais vezes porque vou ter companhia para comer. Uma pequena curiosidade, no sul chamamos de torta fria, mas eu já vi que em algumas regiões do Brasil é chamada de bolo salgado. Chega de história, agora vamos para a receita que é o que realmente interessa, rsrsrs

Grau de dificuldade: Fácil 
Rendimento: 12 fatias
Preparação: 1 hora




INGREDIENTES 

  • 1 pão de de forma vegano sem a casca
  • 400g de maionese vegana
  • 1 xícara de pepinos em conserva picados
  • 1 cenoura grande em cubinhos
  • 1/4 xícara de pimenta biquinho vermelha
  • 1 xícara de azeitonas verdes picadas
  • 2 colheres de sopa de salsinha picada
  • 1/4 xícara de cebolinha verde picada

PREPARO

Os ingredientes que usei para o recheio foram de certa forma improvisados. Resolvi fazer a torta sem me programar e fui ver o que tinha na geladeira que pudesse ser recheio de torta fria. O resultado foi uma torta com um sabor muito especial que foi realmente apreciada por quem provou. Use o que você quiser e tiver em casa para rechear a sua torta, invente combinações a seu gosto e divirta-se!
A quantidade de maionese necessária pode variar de acordo com o seu gosto. Eu misturei pequenas quantidades aos recheios apenas para dar um pouco de liga e sabor, e usei a maionese para cobrir as fatias de pão e finalizar a torta. Caso você preferir pode fazer a maionese em casa com castanhas de caju ou tofu. Também pode usar um requeijão vegano para cobrir o pão ao invés da maionese e deixar para finalizar a torta com a maionese. As possibilidades são muitas, o que vale mesmo é a inspiração e o resto a gente faz, improvisa como for possível e no fim dá sempre certo.


PREPARE A CENOURA

Coloque um pouco de água para ferver em uma panela. Lave bem e corte a cenoura no formato de sua preferencia, pode ser em cubinhos ou palitos grossos como eu fiz. Quando a água começar a ferver coloque as cenouras na panela. Tampe, desligue o fogo e conte 3 minutos. Depois deste tempo escorra a água quente na pia. Depois de escorrer toda a água quente, imediatamente coloque água bem fria da torneira e deixe escorrer bastante nas cenouras para interromper o cozimento e esfriar bem. Depois disto coloque as cenouras em uma peneira para escorrer bem a água antes de usar.


MONTAGEM DA TORTA 

Use pequenos pratinhos ou tigelas para colocar os recheios separadamente. Corte os pepinos em pequenos cubinhos e coloque em uma tigela, pique a salsinha e coloque em outra tigela, depois corte as pimentas biquinho em pequenos pedaços e coloque em uma vasilha separada. Faça a mesma coisa com as azeitonas. Eu usei azeitonas recheadas com pimentão, o que deu um colorido especial para o recheio. Quando terminar de preparar os recheios corte as cascas do pão e comece a montar a torta conforma as instruções abaixo. Como eu não usei pão de torta fria, e sim pão de forma, improvisei para conseguir uma torta retangular.Veja como eu fiz. 




Prepare o prato onde vai montar a torta. Forre com uma camada de maionese e disponha as fatias de pão ajeitando bem para que fiquem firmes e comecem a formar um retângulo.





Tenha todos os ingredientes à mão para poder começar a torta e montar as camadas. Eu coloquei um pouquinho de maionese em cada pratinho com recheio para dar liga.




A primeira camada que eu fiz foi a de cenoura. Eu cortei a cenoura em pequenos cubinhos, temperei com uma pitadinha de sal e coloquei uma colher de sopa de maionese. Adicionei também um pouco de cebolinha verde picada.


Coloque uma camada de pão sobre as cenouras, cubra com uma camada fina de maionese e adicione a próxima camada. Eu coloquei os pepinos na segunda camada. Apenas adicionei um pouco de maionese e cebolinha verde picada.



Cubra a camada dos pepinos com uma camada de pão e depois cubra o pão com uma camada fina de maionese e passe para a próxima camada. Eu usei as azeitonas misturadas com um pouco de maionese e cebolinha picada também.



Cubra com outra camada de pão e ajeite os cantinhos para acomodar e manter o retângulo.



Distribua uma camada de maionese sobre as fatias de pão e espalhe bem levando até os cantinhos sempre procurando manter o formato da torta.



A última camada de recheio foram as pimentas biquinho que eu cortei em pedaços e adicionei um pouco de maionese e misturei com a salsinha picada.



Espalhe bem a última camada de recheio ajeitando os cantinhos . Tenha o cuidado de não fazer os recheios muito aguados para que a torta não desande.



Coloque a última camada de pão e cubra toda a torta com a maionese. Use uma espátula para espalhar bem nas laterais. Eu usei um garfo para fazer uma decoração nas laterais da torta fazendo linhas verticais.





Decore a seu gosto. Eu fiz a famosa florzinha com casca de tomates e usei um ramo de salsinha fresca e uns pedacinhos do galho da salsa, além de pequenas folhas de manjericão.





A torta está pronta, leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de cortar. Sirva como lanche ou refeição principal acompanhada de salada. É perfeita para receber visitas e para festas em geral, especialmente as festas de fim de ano. Já estou aqui imaginando fazer a minha torta fria de Natal. Espero que tenham gostado da receita e se inspirem a fazer também.



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

1 comentários :

  1. Queria saber se essa maionese fica firme, se dá pra decorar com bico de confeitar bolos?????

    ResponderExcluir

ultimas