Torta de Grão de Bico com Legumes

Written quinta-feira, 16 de julho de 2015 | 20:17

Grão de bico é tudo de bom, rende muito e pode-se fazer receitas maravilhosas com ele. Eu sempre cozinho bastante e congelo em pequenas porções que vou utilizando aos poucos. Fiz esta receita em poucos minutos e eu aproveitei sobras de legumes da geladeira para o recheio. A massa da torta foi feita basicamente com grão de bico cozido. 


Fica super fácil de modelar, e se você tiver uma forma de fundo removível, melhor ainda. Pode dobrar a receita e fazer uma torta maior, se desejar. O recheio fica a seu critério, e você pode usar a imaginação e aproveitar o que tem em casa para fazer uma linda e deliciosa torta.


A massa depois de assada dá uma esfareladinha, mas se você esperar esfriar e cortar com cuidado, pode servir fatias bem bonitinhas. Veja como é simples de fazer.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 8 fatias
Preparação: 1 hora



INGREDIENTES PARA A MASSA

  • 2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido 
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou creme vegetal
  • Sal a gosto


PREPARO





Se você preferir pode usar o processador para o grão de bico. Eu resolvi amassar com o garfo e ficou bem legal. Os grãos estavam bem cozidos e foi bem fácil. Se você processar a massa fica mais compacta, mas como eu fiz pequena quantidade nem usei o processador.



Esmaguei com o garfo em um prato raso mesmo. e adicione o óleo de coco ou óleo vegetal , acrescente sal se cozinhou o grão de bico sem sal, e misture bem. Eu fiz esta tortinha da maneira mais simples e rápida possível. Processe a mão mesmo até que fique uma massa firme e compacta. Reserve e prepare o recheio.




PARA O RECHEIO

Você vai precisar de um creme bem consistente para fazer o recheio. Eu fiz um creme de aveia com castanhas de caju. Se você preferir pode fazer o creme apenas com a aveia. Basta temperar bem que fica maravilhoso. Como a aveia tem um sabor neutro, o tempero faz uma grande diferença. Você pode também usar alho poró, ervas frescas e temperos secos que mais gosta para incrementar a sua torta. Comece preparando o creme.



INGREDIENTES PARA O CREME 

  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1/4 xícara de castanhas de caju (opcional)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 xícara de água a temperatura ambiente
  • sal a gosto 


PREPARO

Lave bem as castanhas e coloque no copo do liquidificador. Coloque a aveia e despeje a água. Deixe de molho por 15 minutos. Coloque esta mistura no liquidificador e bata bem por mais ou menos 5 minutos, até ficar bem lisinho. Talvez seja necessário acrescentar um pouquinho mais de água dependendo da potencia do seu liquidificador. O creme deve ficar bem consistente. Reserve enquanto prepara o restante da receita. 


INGREDIENTES PARA O RECHEIO

  • 3 cenouras grandes 
  • 1 cebola grande picada
  • salsa e cebolinha verde a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de óleo vegetal
  • ervas e temperos de sua preferencia 


PREPARE A CENOURA

Coloque um pouco de água para ferver em uma panela. Lave bem e corte as cenouras em pequenos cubos. Quando a água começar a ferver coloque as cenouras na panela. Tampe, desligue o fogo e conte 2 minutos. Depois deste tempo escorra a água quente na pia e imediatamente coloque água bem fria da torneira para interromper o cozimento e esfriar bem. Reserve e prepare o refogado.





Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola picada até dourar. Tempere com sal e pimenta e acrescente ervas secas ou frescas caso desejar.





Adicione uma colher de sopa do creme de aveia e castanhas junto com o grão de bico amassado ou processado.





Misture bem até obter uma massa bem homogênea e fácil de modelar.





Unte uma assadeira, prato de torta ou forma de fundo removível e distribua a massa modelando com o auxílio de uma colher. Use uma espátula pequena ou uma colher para modelar as beiradas da torta. Reserve.





Prepare o recheio. Em um pirex coloque o creme de aveia e castanhas e misture os cubinhos de cenoura com a salsa e cebolinha verde picada, e acrescente outras ervas ou temperos a seu gosto.





Adicione a cebola frita e misture bem. Verifique o tempero e ajuste se for necessário.





Distribua o recheio na torta deixando um pedacinho de beirada aberta. Ajeite as beiradas com um garfo.







Leve para assar em forno pré- aquecido a 180C por 35 a 40 minutos ou até que esteja dourada.





Retire a torta do forno e deixe esfriar antes de cortar. A massa fica quebradiça enquanto estiver quente. O ideal é deixar esfriar um pouco antes de cortar para que as fatias fiquem bonitinhas. 





Esta torta pode ser servida como acompanhamento ou se preferir como prato principal acompanhado de salada de legumes e verduras. Espero que tenham gostado da sugestão.




Ficou uma delícia, e no outro dia estava melhor ainda. Sobrou uma fatia e ficou com um gostinho de quero mais...  gostamos tanto que vou fazer mais vezes com recheios diferentes. 


Saiba mais ou compre Nutritional Yeast na Loja Veganana clicando AQUI

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas