Sopa de Legumes com Trigo Sarraceno

Written domingo, 5 de julho de 2015 | 07:51

Descobri o maravilhoso trigo sarraceno e a minha primeira receita foi esta sopa de legumes que estou compartilhando com vocês. Simples, deliciosa e muito nutritiva. A partir de agora o trigo sarraceno vai fazer parte do nosso cardápio e em seguida vou testar receitinhas com ele.


O trigo sarraceno é uma ótima e saudável alternativa para quem tem sensibilidade ao glúten. Possui um teor nutritivo superior comparado ao arroz e ao trigo. Rico em proteínas, aminoácidos, vitamina B1 e B2. Possui um alto teor de fibras, além de conter rutina, um flavonoide que fortalece os vasos capilares prevenindo doenças cardíacas, diabetes, combatendo a pressão alta e diminuindo a taxa de açúcar no sangue. Por tudo isto realmente vale a pena introduzir este delicioso grão no cardápio. Apesar de ser chamado de trigo, na realidade não é um trigo, é um grão diferente que pode ser usado para substituir o arroz, e no preparo de muitas receitas veganas entre elas o hambúrguer que eu quero fazer e posto aqui para vocês. Preparar trigo sarraceno é simples como fazer arroz. Deve ser lavado e cozido utilizando para cada porção do grão, duas de água. O trigo sarraceno pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou orientais. 

Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 3 porções
Preparação: 40 minutos



INGREDIENTES 

  • 1 xícara de trigo sarraceno
  • 1 xícara de abóbora picada
  • 1 batata média picada
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho esmagados
  • 1/2 xícara de alho poro picado
  • 1/4 xícara de cebolinha verde 
  • 1/4 xícara de salsinha picada 
  • 1 colher de chá de cúrcuma (opcional)
  • sal e pimenta do reino à gosto



PREPARO 

Comece preparando o trigo sarraceno. Lave bem os grãos na água fria. Coloque em uma bacia, cubra com água fria e reserve enquanto prepara os legumes. Descasque e corte a batata e abóbora, pique a cebola e os temperos, e prepare o alho. Escorra o trigo que ficou de molho estes minutinhos, coloque na panela e adicione a batata, a abóbora, a cebola, o alho poro e o alho. Cubra com água o dobro da quantidade dos ingredientes sólidos. Tampe a panela e leve ao fogo para cozinhar, Quando levantar fervura adicione a cebolinha verde e a cúrcuma se for utilizar. Tempere a seu gosto. Eu apenas usei sal. Você pode acrescentar ervas secas ou frescas de sua preferencia. Eu não usei nenhum tipo de gordura nesta sopa, apenas cozinhei os ingredientes e temperei. Ficou ótima, bem mais leve e nutritiva. Quando a sopa estiver pronta coloque a salsinha picada e sirva imediatamente. Caso você quiser pode colocar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir. Bom apetite! 

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas