Home » , , , , , , » Pão Semi Integral com Semente de Chia

Pão Semi Integral com Semente de Chia

Written terça-feira, 21 de julho de 2015 | 14:15

Este pão é super fácil de fazer. Eu fiz à mão, mas a mesma receita pode ser feita na máquina para quem preferir ou não tiver muito tempo de colocar a mão na massa. Sempre que tenho mais tempo gosto mesmo de sovar o pão na mão mesmo ao invés de colocar na máquina, mas claro que a máquina quebra um grande galho quando não se tem tempo. A receita é básica e eu somente adicionei as sementes de chia que deram um visual lindo ao pão depois de pronto.


A proporção de farinha integral pode ser modificada caso você desejar um pão mais escurinho. Basta adicionar mais farinha de trigo integral mantendo a mesma quantidade total indicada na receita. O pão ficou muito fofinho e delicioso, e não tem quem resista o cheirinho que fica na casa quando se está assando pão. É bom demais preparar o pão em casa e inventar sabores diferentes a partir da mesma receita básica. Experimente, é mais fácil do que você imagina.


Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1 pão grande
Preparação: 1h 30min



INGREDIENTES

  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1  xícara de farinha integral
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 2 colheres de sopa de semente de chia 
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico 


PREPARO

Comece preparando o fermento. Em uma vasilha de vidro ou de louça coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Eu usei o fermento biológico granulado para pão. Você pode usar o fermento em tabletinhos se preferir. Basta usar um tablete para esta receita e seguir as instruções de preparo. Se você compra o fermento em pacotinhos de dosagem individual, use um pacotinho para esta receita. 
Em uma bacia grande coloque as farinhas a semente de chia e o sal. Misture bem e a seguir despeje a o fermento levedado alternando com o óleo. Em uma superfície enfarinhada sove bem a massa até que fique lisa e bem leve. Se você sentir que é necessário adicione mais farinha ou água para acertar o ponto da massa. Forme uma bola com a massa sovada e devolva para a bacia. Cubra com plástico e coloque uma toalha ou pano de prato em cima. Deixe em lugar protegido para crescer por pelo menos 30 minutos ou ate dobrar de volume. Quando a massa dobrar de volume retire da bacia e coloque na superfície enfarinhada para modelar o pão. Modele como você desejar de acordo com a forma que vai utilizar para assar. A massa não precisa mais ser sovada, apenas modele o pão trabalhando a massa apenas o necessário para modelar até obter o formato que você deseja. Eu assei o meu pão em uma assadeira retangular no forno elétrico. Não tinha como usar assadeira especial para pão por causa da altura do forno. Mas ficou bem legal apesar deste pequeno detalhe. Fiquei com receio que crescesse para os lados, mas felizmente isto não aconteceu.

Unte a forma que vai assar o pão e polvilhe um pouco de farinha. Coloque o pão modelado na forma e caso desejar faça cortes longitudinais com o auxilio de uma faca afiada ou caso você tiver, uma lâmina especial para cortar massas.Polvilhe um pouco de farinha sobre o pão, cubra a forma com um guardanapo e mantenha em local protegido para crescer novamente por mais 30 minutos.



Ligue o forno para pré-aquecer em temperatura de 200C ou 400F enquanto o pão cresce novamente. Quando o pão tiver dobrado de volume coloque a forma no forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 40 minutos ou até que esteja douradinho. 





Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. O ideal é colocar o pão em uma grade para esfriar e depois de frio transferir para a tábua para cortar e servir. 



ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas