Home » , , , , , » Pão de Beterraba com Semente de Chia

Pão de Beterraba com Semente de Chia

Written sábado, 4 de julho de 2015 | 18:54

Pão caseiro é tudo de bom. Além de ser uma delícia ainda é  mais econômico, saudável e nutritivo porque você tem a certeza dos ingredientes que utilizou. Vale muito a pena fazer o seu próprio pão em casa. Se você não tem uma máquina, sove a massa, é muito divertido. Eu diria que é quase uma terapia. Experimente, tenho certeza de que você e sua família vão adorar. Este pão foi feito na máquina, mas eu vou passar a receita do preparo manual também.


A mesma receita básica pode ser utilizada para vários tipos de pães diferentes. Basta manter as quantidades de farinha e modificar a seu gosto acrescentando outros ingredientes para enriquecer o sabor e o valor nutricional. Eu fiz uma combinação meio excêntrica que resultou em um pão delicioso e bem diferente. Usei beterraba ralada e semente de chia. Variando os ingredientes eu consigo fazer pães diferentes e muito especiais. Quando estou com pressa faço o pão na maquina mesmo por ser mais rápido e prático. Mas quando tenho mais tempo sempre gosto de preparar a massa na mão. O segredo é manter a mesma quantidade de farinha podendo modificar o tipo utilizado. Adicione sementes, oleaginosas e farinhas integrais para variar a receita do seu pão. Se você fizer a massa à mão pode modelar pequenos e lindos pãezinhos para variar a receita.



Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1  pão grande
Preparação: 1h 30 min.



INGREDIENTES


  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 2 1/2 xícaras de farinha de trigo branca
  • 1 xícara de farinha integral
  • 1/4 xícara de beterraba ralada fina
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de semente de chia
  • 1 colher de sopa de fermento biológico granulado


PREPARO NA MAQUINA

Coloque os ingredientes na ordem indicada no recipiente da maquina de pão. Primeiro coloque a água morna, adicione o sal e o açúcar, a beterraba ralada e em seguida as farinhas. Coloque as 4 colheres de sopa de óleo distribuindo nos 4 cantos fazendo pequenas covinhas com a colher. Por ultimo use a colher e prepare uma covinha no centro onde vai colocar o fermento. Tome cuidado para o fermento ficar em contato apenas com a farinha e não com os líquidos neste inicio do processo. Programe a maquina de acordo com as instruções da mesma e escolha um programa para pão tipo de sanduíche ou outro programa que você preferir. Ligue a maquina e deixe começar a bater e então verifique o ponto da massa. Deixe misturar os ingredientes e acrescente as sementes de chia e se caso for necessário acrescente um pouco mais de água ou farinha. O ponto ideal é quando você ver que a massa esta lisinha e uniforme e forma uma bola sem grudar no recipiente da maquina. Deixe a maquina trabalhar conforme o ciclo escolhido. Quando estiver assado coloque em uma grade e deixe esfriar antes de cortar. 




PREPARO MANUAL 

Comece preparando o fermento. Eu sempre gosto de deixar o fermento granulado levedar antes de usar no caso de fazer o pão manualmente. Coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar enquanto isto prepara o restante dos ingredientes. Eu usei o fermento biológico granulado para pão. Você pode usar o fermento em tabletinhos se preferir. Basta usar um tablete para esta receita e seguir as instruções de preparo.

Em uma bacia grande coloque as farinhas, o sal, a semente de chia e a beterraba ralada. Misture bem até agregar todos os ingredientes e a seguir despeje a mistura do fermento levedado alternando com o óleo. Em uma superfície enfarinhada sove bem a massa ate que fique lisa, elástica e não grude mais nas mãos. Se você sentir que é necessário adicione mais farinha ou água para acertar o ponto da massa. Forme uma bola com a massa sovada e devolva para a bacia e cubra com um pano de prato umedecido com água quente. Cubra com uma tampa e deixe em lugar aquecido para crescer por pelo menos 30 minutos ou até dobrar de volume Geralmente eu deixo na parte de cima do fogão, ou aqueço rapidamente o forno, desligo e coloco a massa dentro do forno aquecido e desligado. O tempo de crescimento da massa vai depender de vários fatores como a temperatura do ambiente, a qualidade dos ingredientes que foram utilizados e também a qualidade do trabalho manual da sova. 

Quando a massa dobrar de volume retire da bacia e coloque na superfície enfarinhada para modelar o pão. Unte uma forma e coloque a massa moldando a seu gosto. Cobra e deixe crescer novamente em local protegido. Quando a massa tiver dobrado de volume novamente, ligue o forno a uma temperatura de 180C e deixe aquecer por 15 minutos. Coloque o pão já crescido no forno e asse por mais ou menos 40 minutos. Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. Geralmente eu não espero, adoro cortar uma fatia do pão bem quentinho e comer na hora...


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA! 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas