Eu me formei em gastronomia e nas primeiras aulas de confeitaria eu aprendi os tipos de merengue, e o que é possível fazer com cada um deles.
Todos eles são para os mesmo fins, podem ser usados em qualquer sobremesa e como cobertura de bolos e cupcakes. Os sabores e texturas são diferentes, você tem que ver qual o melhor para você! :)
Os ingredientes são todos pesados para nunca dar errado, até as claras e água rs. As vezes o ovo é maior ou menor e acaba dando diferença na hora do ponto do merengue.
São três tipos de merengue clássicos:
Merengue Francês
Costumamos chamar de merengue frio, ele é o mais simples e mais usado, com ele são feitos suspiros e tortas que vão ao forno. Você pode saborizar, colorir e assar no forno.
Ingredientes:
- 50g de claras
- 100g de açúcar refinado
Modo de preparo:
- Bata as claras na batedeira até quadruplicarem de volume (por aproximadamente 5 minutos).
- Vá adicionando o açúcar sem parar de bater, depois que adicionar todo o açúcar, bata até dar ponto de pico.
Para fazer suspiro:
- Adicione raspas de limão ao merengue, e coloque com um saco de confeitar e um bico pitanga em cima do papel manteiga, leve ao forno à 180ºC por 15-20 minutos ou até dourar levemente.
Merengue Suíço
Esse ao contrário do primeiro é o menos conhecido e menos usado, a maioria das pessoas não sabe como fazer, mas é muito simples e o merengue fica com um brilho lindo, é ótimo para usar em sobremesas que não vão ao forno e sim direto para a geladeira. É um pouquinho mais difícil que o primeiro.
Ingredientes:
- 100g de claras
- 75g de açúcar
Modo de preparo:
- Um uma panela junte as claras e o açúcar, leve a mistura para o fogo em banho-maria (coloque uma panela menor, cheia de água até a metade, no fogo e coloque a panela maior com as claras e açúcar em cima, não deixe a água tocar na panela de cima, apenas o vapor).
- Deixe em banho-maria até chegar em 40ªC, se não tiver um termômetro de cozinha não tem problema, deixe por aproximadamente 10 minutos.
- Coloque as claras e açúcar na batedeira e bata até dar ponto de pico, e até a tigela da batedeira esfriar.
Merengue Italiano
É o segundo mais conhecido, tenho certeza que você já fez ou já ouviu falar, ele tem que ter as medidas corretas se não acaba dando errado, é o mais complicado na minha opinião, tem o sabor diferente, mas é brilhoso e também perfeito para sobremesas que não vão ao forno.
Ingredientes:
- 170g de açúcar refinado
- 80g de claras
- 60g de água
- 25g de glucose
Modo de preparo:
- Faça uma calda: Coloque em uma panela o açúcar, a água e a glucose e deixe ferver, até ficar cheio de bolhas.
- Enquanto isso, bata as claras na batedeira até quadruplicar de volume, por aproximadamente 5 minutos.
- Depois que a clara e a calda estiverem prontas, vá adicionando a calda em fio, aos poucos dentro das claras, batendo sempre, até dar ponto de pico.
Merengue de chocolate
Por último, mas não menos delicioso o merengue de chocolate, que nada mais é que o merengue francês com um tipo de açúcar diferente e a adição de cacau ou chocolate em pó. Você pode assar, usar como cobertura para bolos e cupcakes.
Ingredientes:
- 500g de glaçúcar (também pode ser açúcar refinado)
- 240g de claras
- 100g de cacau em pó (ou chocolate em pó)
Modo de preparo:
- Bata as claras na batedeira por 5 minutos, adicione o glaçúcar aos poucos batendo sempre.
- Depois de ter colocado todo o glaçúcar, adicione o cacau em pó peneirado e bata até dar ponto de pico.
Espero que tenham gostado, provem todos e vejam o que combina mais com a sua receita!
0 comentários :
Postar um comentário