Home » » Macarrão com Molho de Legumes

Macarrão com Molho de Legumes

Written domingo, 22 de março de 2015 | 11:33


 
Olá, Queridos!

Antes de ir para a receita, gostaria de avisá-los que já está disponível o Calendário de Cursos para os meses de Abril e Maio no menu acima, no item Cursos/Serviços (para acessar clique aqui).
No dia 15 de Abril estarei no Rio de Janeiro e no dia 23 de Maio vou novamente para Brasília (Amo!) com dois cursos. Acessem para mais informações. :)
 
Esse molho é o mais simples do universo. Adoro prepará-lo de diversas formas, principalmente quando estou sozinha por ser prático. Vocês podem utilizar qualquer legume disponível na geladeira ou se quiser, pode fazer uma versão com carnes.
A castanha de caju pode ser substituída por amêndoas, também fica uma delícia!  
 
 
Molho Cremoso de Legumes

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem glúten, leite, ovos e soja. Vegana.

1 xícara de chá de castanha de caju
500 ml de água
1 colher de sopa de azeite ou óleo
1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de cebola picada
1 cenoura grande ralada
1 berinjela média cortada em cubos (gosto de tirar pele e semente, quem quiser pode deixar)
4 colheres de sopa de azeitona verde picada
1/4 xícara de chá de água
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picada
Sal a gosto
Pimenta preta moída na hora a gosto (opcional)
1 colher de sopa cheia de amido de milho
1 colher de chá rasa de cúrcuma

Macarrão de sua preferência - celíacos: utilizar macarrão sem glúten.

1. Prepare o "leite" de castanha de caju. Deixe a castanha de caju de remolho em água por 8 horas*. Escorra a água. Bata no liquidificador a castanha com os 500 ml de água. Coe em um voil ou peneira bem fina. Reserve.
2. Aqueça o azeite ou óleo em uma panela. Coloque a cebola e aguarde ficar transparente. Acrescente o alho, aguarde começar a dourar e adicione a cenoura, a berinjela e a azeitona. Coloque sal e pimenta. Despeje a água e aguarde secar, mexendo esporadicamente. Acrescente a salsinha e cebolinha.
3. Dissolva o amido de milho em um pouco do "leite" de castanha de caju reservado (obs. se quiser o molho menos cremoso, coloque menos amido). Despeje o "leite" e o amido na panela. Mexa até engrossar. Corrija o sal se necessário. Por último, coloque a cúrcuma e mexa bem.  Sirva imediatamente com o macarrão de sua preferência.

*Não deixar a castanha de remolho não vai interferir no sabor da preparação. O tempo de remolho é para diminuir antinutrientes presentes nas castanhas, como o ácido fítico. Esse cuidado é aconselhado para pessoas que consomem oleaginosas com muita frequência. Se você consome esporadicamente, não haverá mal em não fazer esse processo. O mesmo vale para quem consome sempre, tomando o cuidado de deixa-las de remolho: se não fizer o processo uma vez ou outra não vai causar prejuízo para a saúde.

Serve 4 pessoas bem servido.

 
Ótima Semana!

Com amor,
 
Monalisa Cavallaro

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas