Leite de Sementes de Girassol Germinadas

Written terça-feira, 10 de fevereiro de 2015 | 19:45

Ricas em gorduras polinsaturadas, as sementes de girassol contem cálcio, potássio, magnésio, vitamina E, selênio e vitaminas do complexo B. Possuem um alto poder antioxidante e todos estes nutrientes são potencializados através da germinação no caso desta receita. Nos grãos germinados acontece a liberação de enzimas que ajudam a absorção dos outros nutrientes.


Este leite é muito fácil de fazer, delicioso e nutritivo. Uma excelente alternativa de leite vegetal, perfeito para preparar vitaminas com frutas, smoothies, para servir com cereal ou beber puro. Para manter as propriedades nutritivas este leite deve ser servido frio. Fica uma delicia servir com canela ou cacau em pó. O leite de girassol possui alto valor calórico sendo ótimo para quem quer ganhar peso, e usado com parcimônia por quem quer perder peso.


INGREDIENTES


  • 1 xicara de sementes de girassol de preferencia orgânicas
  • 1 1/2 litro de agua filtrada
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha



PREPARO


Lave e escorra bem as sementes de girassol. Coloque em um vidro de boca larga e cubra com agua filtrada. Feche o vidro com um pedaço de filó e prenda com um elástico. Deixe descansar por 8 horas em um lugar protegido da luz e calor. Passado este tempo escorra bem a agua e coloque o vidro inclinado em um escorredor por mais 8 horas tendo o cuidado de enxaguar as sementes 3 vezes por dia. Caso for um dia muito quente, enxague mais vezes. Após este periodo os grãos começarão a germinar e estarão prontas para preparar o leite. Você vai notar que as sementes apresentam um narizinho quando estão germinadas.

Enxague bem as sementes uma ultima vez antes de começar a preparar o leite. Escorra bem e leve ao liquidificador. Acrescente a agua filtrada e a baunilha se for utilizar. Bata bem. Coe usando uma peneira fina, um filó ou um pano de algodão fino. Coe direto em uma jarra ou recipiente de preferencia de vidro. Coloque o resíduo solido que sobrar do leite em uma vasilha de vidro ou porcelana que tenha tampa.

O leite deve ser conservado em recipiente de vidro fechado na geladeira por no máximo 3 dias. Este leite fica com uma cor escura meio acinzentada. O resíduo é ótimo para preparar deliciosas pastinhas com temperos e ervas secas ou frescas. Basta temperar e acrescentar ervas a seu gosto, azeite de oliva extra-virgem, limão, azeitonas picadas e o que mais preferir.






ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

Fonte

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas