Home » » "Pizza" de Polenta de Grão de Bico

"Pizza" de Polenta de Grão de Bico

Written sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 | 10:43

 
Olá, Queridos!

Estou a todo vapor montando os cursos de 2015, se tudo der certo inicio dentro de algumas semanas e aviso vocês com antecedência.
Durante os testes de receitas acabou saindo essa torta que apelidei de pizza pelo formato e a cara apetitosa. Iria guarda-la para ensinar em alguns dos cursos, mas não aguentei esperar: vocês precisam saborear essa delícia! Coloco aqui com todo o meu carinho especialmente para vocês! <3
A base é feita de "polenta de grão de bico", quem não tiver farinha de grão de bico pode fazer com a polenta tradicional de fubá.
O recheio é de legumes com creme de castanha de caju para ficar bem cremoso e úmido. O tomate picado cru espalhado por cima dá um toque refrescante e o que era bom fica melhor ainda!
Façam e voltem aqui para me contar! :)

 
 
"Pizza" de Polenta de Grão de Bico

Atenção alérgicos e intolerantes: receita sem glúten, leite, ovos e soja. Vegana.

Base - Polenta de  Grão de Bico:
Fonte: ligeiramente adaptado do blog Ser Vegana.

1 1/2 xícara de chá de farinha de grão de bico
2 1/2 xícara de chá de água
1 colher de chá de sal ou a gosto
1 colher de chá de cúrcuma em pó ou a gosto
1/2 colher de chá de páprica picante ou a gosto

Misture todos os ingredientes em uma panela. Leve ao fogo alto e mexa até começar a engrossar. Abaixe o fogo e mexa sem parar até que desgrude do fundo da panela e fique uma massa homogênea. Unte com azeite uma forma ou assadeira redonda. Despeje a polenta e ajeite com as costas de uma colher, deixando a lateral um pouco mais grossa. Coloque na geladeira e aguarde endurecer.
 
 
Recheio:
1 colher de sopa de óleo
1 cenoura média ralada
1 abobrinha média ralada
1/4 xícara de chá de cebolinha picada
Sal e temperos a gosto (usei sal e um pouco de pimenta do reino)
 
Creme de castanha de caju:
1/2 xícara de chá de castanha de caju deixadas de molho na água por 8 horas
1/2 xícara de chá de água
Suco de 1/2 limão
Sal a gosto
 
Para enfeitar: 1 tomate grande picado e 1 colher de sopa de orégano
 
1. Aqueça o óleo em uma frigideira grande. Acrescente a cenoura e a abobrinha, mexa até a água da abobrinha secar. Coloque a cebolinha e os temperos. Reserve.
2. Bata todos os ingredientes do creme de castanha de caju no processador. Despeje na panela com o recheio e volte ao fogo. Corrija o sal e temperos se necessário. Mexa em fogo baixo até ficar um creme espesso, ainda úmido.
3. Despeje o recheio em cima da polenta e leve ao fogo médio pré aquecido (180 graus) até dourar de leve a borda da polenta. Retire do forno, coloque o tomate picado e polvilho orégano.

A rosa que está no centro da "pizza" foi feita com a pele do tomate. Descasquei o tomate da mesma forma que descascamos uma laranja e enrolei a pele novamente.
 
 
Um recadinho: tenho recebido muitos e-mails e mensagens, por isso não consigo responder tudo prontamente. Quem enviou e-mail fique tranquilo que estão sendo lidos e respondidos. ;)
 
 
Um grande beijo e ótimo fim de semana!
 
 
 
Com amor,
 
Monalisa Cavallaro
 
 
 
 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas