Cuscuz de Tapioca com Coco

Written sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 | 12:23

  Esse cuscuz é tudo de bom! Me lembra os tempos de infância, quando minha mãe fazia pra gente comer. Bons tempos! Muito fácil de fazer e uma delícia para comer.


Cuscuz de Tapioca com Coco/Receitas da Net
Imagem retirada da internet

Grau de dificuldade: Muito Fácil
Tipo de prato: Sobremesa
Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 5 horas

    Do que precisa?

  • 3 xícaras (chá) de tapioca em grãos
  • ½ kg de açúcar
  • 400 ml de leite de coco
  • 1 coco pequeno fresco ralado
  • 1 litro de leite morno
  • Alguns cravos da índia
  • Leite condensado para cobrir




Como se faz?

    Em uma refratário, despeje a tapioca e reserve. Misture o leite de coco, o coco fresco ralado, o açúcar, os cravos da índia e o leite morno. Adicione essa mistura à tapioca, mexa bem, cubra com um pano de prato (ou tampa) e deixe descansar, mexendo de vez em quando. Se a mistura ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite. Se ficar muito mole, acrescente 2 colheres (sopa) de tapioca em grãos e misture bem. O ideal é que, deixe um pouco mole, pois quando levar para a geladeira, ele endurece mais um pouco. Corte em pedaços e sirva gelado, coberto com leite condensado.







    O cuscuz de tapioca é um prato brasileiro de origem baiana baseado no cuscuz de origem árabe trazido pelos portugueses, preparado a partir da fécula da mandioca, também conhecida como tapioca e originária da culinária indígena. O prato também é conhecido como cuscuz branco ou ainda pudim de tapioca e pode ser doce ou salgado. Na maioria das receitas de preparo do cuscuz de tapioca doce acrescenta-se coco ralado, açúcar, água ou leite.
    Acredita-se que a criação desse tipo de cuscuz se deva às escravas de origem africana, já que estas eram as principais responsáveis pela administração alimentar da sociedade da época. Senso assim, das mãos delas saia quase tudo o que era consumido na capela clerical, na casa-grande e outros locais da época. Apesar do principal ingrediente dessa iguaria ser originário da culinária indígena, os índios não tinham acesso ao açúcar nem ao leite, por exemplo, já que ambos foram trazidos pelos colonizadores europeus. Ao ter acesso a mais recursos alimentares que os nativos, as escravas acabavam por misturar tudo e criar receitas novas com os ingredientes ameríndios e europeus.
    Fontes: Wikipédia, a enciclopédia livre


    Querido(a) Leitor(a)

    Se você gostou da receita, comente, compartilhe, diga o que você achou. Sua opinião pode ajudar a melhorar este blog, pois ele foi feito para você e assim, contribuir para a sua evolução, proporcionando satisfação para todos.

    0 comentários :

    Postar um comentário

    ultimas