Sorvete bicolor com creme de hortelã

Written segunda-feira, 19 de janeiro de 2015 | 14:08


























Ingredientes:

Sorvetes:
125g de chocolate meio amargo picado
Cerca de meia xícara (chá) de creme de leite fresco (9 colheres de sopa)
6 gemas
6 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente (120g)
3 colheres (sopa) de açúcar
12 claras
150g de chocolate branco picado
150g de chocolate ao leite picado

Creme de hortelã:
1 xícara (chá) de hortelã fresca picada
1/2 litro de leite fervente
2 colheres (sopa) bem cheias de açúcar
6 gemas
1 e 1/2 colher (sopa) amido de milho
Folhas de hortelã para decorar


Modo de preparo:

Sorvetes:
Em um refratário, coloque o chocolate meio amargo e 3 colheres (sopa) de creme de leite. Leve ao banho maria até o chocolate derreter e obter um creme liso. Espere o creme esfriar e acrescente 2 gemas, uma a uma, mexendo bem após cada adição. Junte duas colheres (sopa) de manteiga aos poucos e mexa até obter uma mistura homogênea. Reserve. Na batedeira, bata o açúcar com 4 claras até obter um merengue firme. Misture delicadamente com a massa de chocolate reservada. Este é o sorvete de chocolate meio amargo, despeje-o em uma forma retangular alta untada com óleo (forma redonda) com a base de papel manteiga, untado com óleo também, para que o sorvete não grude no fundo da forma. Alise bem a massa do sorvete e leve ao freezer de 30 a 40 minutos. Repita o modo de preparo para o sorvete de chocolate branco e o sorvete de chocolate ao leite. Com o sorvete de chocolate branco pronto, despeje-o sobre o de chocolate meio amargo que já estará endurecido e leve ao freezer por mais 30 a 40 minutos. Finalize com o sorvete de chocolate ao leite que será colocado sobre o sorvete de chocolate branco já endurecido. Cubra tudo com um papel manteiga e leve ao freezer por 1 hora.

Creme de hortelã:
Escalde a hortelã com o leite (deixe tomar gosto por 10 a 15 minutos descansando). Depois desse tempo, coe o leite, junte o açúcar e reserve. Bata as gemas com um garfo juntamente com o amido de milho e junte ao leite perfumado de hortelã. Mexa em fogo brando até engrossar.


Montagem:
Desenforme o sorvete (mergulhe rapidamente a forma em água quente). Sirva fatias do sorvete sobre o creme de hortelã e decore com as folhas de hortelã.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas