Pão Semi Integral com Cenoura

Written sábado, 29 de novembro de 2014 | 11:48

Não tem coisa mais gostosa do que o cheirinho de pão assando em casa. É uma sensação maravilhosa, e ainda mais quando tiramos do forno uma delicia como esta para saborear com a família. Fiz este pão com cenoura ralada bem fininha, o que deu um colorido especial na massa e enriqueceu o sabor. Muito fácil de fazer, e você pode fazer a versão semi-integral na proporção que desejar desde que mantenha as quantidades de farinha indicadas na receita.


Eu fiz este pão na mão, mas também pode ser feito na maquina para quem preferir, bastando seguir as instruções da sua maquina e usar as quantidades de ingredientes indicadas na receita.




Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 1 pão grande
Preparação: 1h 30min


INGREDIENTES


  • xícaras de farinha de trigo
  • 1 1/2 xícaras de farinha integral
  • 1 1/2 xícara de água morna
  • 1 colher de sobremesa de açúcar cristal
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 1/2 xícara de cenoura ralada fina
  • 4 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento biológico granulado


PREPARO

Comece preparando o fermento. Em uma vasilha de vidro ou de louça coloque a água morna, o açúcar e despeje o fermento. Tampe e deixe levedar. Eu usei o fermento biológico granulado para pão. Você pode usar o fermento em tabletinhos se preferir. Basta usar um tablete para esta receita e seguir as instruções de preparo.
Em uma bacia grande coloque as farinhas, o sal e  a cenoura ralada. Misture bem com os ingredientes e a seguir despeje a mistura do fermento levedado alternando com o óleo. Em uma superfície enfarinhada sove bem a massa ate que fique lisa e bem leve. Se você sentir que é necessário adicione mais farinha ou água para acertar o ponto da massa. Forme uma bola com a massa sovada e devolva para a bacia cubra com plástico e deixe em lugar protegido para crescer por pelo menos 30 minutos ou ate dobrar de volume. 




Quando a massa dobrar de volume retire da bacia e coloque na superfície enfarinhada para modelar o pão. Modele como você desejar de acordo com a forma que vai utilizar para assar. A massa não precisa mais ser sovada, apenas modele o pão trabalhando a massa apenas o necessário para modelar até obter o formato que você deseja. 




Eu assei o meu pão em uma assadeira normal, não usei forma especial para pão, e por isto fiz este formato. Unte a forma que vai assar o pão e enfarinhe levemente. 





Coloque o pão modelado na forma e se desejar faça cortes longitudinais com o auxilio de uma faca afiada ou caso você tiver, uma lâmina especial para cortar massas.
Polvilhe um pouco de farinha sobre o pão, cubra a forma com um guardanapo e mantenha em local protegido para crescer novamente por mais 30 minutos.







Ligue o forno para pré-aquecer em temperatura de 200C ou 400F enquanto o pão cresce novamente.







Quando o pão tiver dobrado de volume coloque a forma no forno pré-aquecido e deixe assar por mais ou menos 40 minutos.












Depois de assado retire do forno e deixe esfriar antes de fatiar. Está pronto o delicioso pão para ser saboreado como você preferir. Eu adoro comer pão quentinho com uma "manteiguinha" que faço com óleo de coco (sem sabor), sal do himalaia e pimenta caiena. Delicia!





ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas