Home » , , , , » Banana caramelizada à moda chinesa

Banana caramelizada à moda chinesa

Written quarta-feira, 22 de outubro de 2014 | 18:23

Se tem uma coisa que eu me apaixonei quando vim morar aqui em João Pessoa foi comida chinesa. Desde então venho tentando imitar os restaurantes, mas todas as minhas tentativas de fazer comida chinesa só "chegaram perto" do que como no restaurante.
Depois de tanto fazer frangos e carnes com o tal molho chinês (Shoyo) e ficar apenas razoável, resolvi partir para outra: as sobremesas. E como ando em uma onda de fazer receitas com banana, resolvi testar uma que tinha vontade há tempos: as bananas caramelizadas.






A banana caramelizada dos restaurantes chineses são incríveis: crocantes, deliciosas, bem suculentas por dentro. Até isso eu já havia tentado fazer mas deu errado, porque eu não empanei as bananas, as coloquei direto no caramelo :(
Enfim, o dia de tentar fazer a banana novamente chegou e fui sem medo de errar (afinal a receita é bem fácil). E para minha felicidade... ficou perfeita! Crocante por fora e mole por dentro, como deve ser. <3

Abaixo está a receita para quem quiser tentar. Mesmo quem nunca tiver comido nos restaurantes chineses, sugiro provar.

Ingredientes

Para a calda:
  • 100ml de Água para a calda
  • 300g de Açúcar

Massa para empanar:
  • 1 ovo
  • 200g de Farinha de trigo
  • 150ml de água
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

E mais...
  • 4 bananas médias cortadas (em 2 ou 3 partes)
  • Óleo para fritar

Modo de fazer

  1. Em uma tigela, coloque a água e  o ovo e bata um pouco com um garfo. 
  2. Junte a farinha de trigo e misture bem. Adicione o fermento e misture mais um pouco
  3. Em uma penela, coloque para esquentar óleo suficiente para cobrir as bananas.
  4. Quando o óleo estiver quente, passe as bananas (cortadas em pedaço) na massa e coloque para fritar até dourar. Não se preocupe se ela ficar um pouco feia e cheia de pontas por causa da massa, depois você pode tirar :)
  5. Frite todas as bananas até dourarem (só um pouco amarelinhas) e reserve.

  1. Em uma outra panela, coloque a água e o açúcar. Mexa até que a mistura vira um caramelo amarelado e comece a engrossar.
  2. Quando estiver nesse ponto, baixe o fogo e vá passando a banana no caramelo até cobrir todos os lados e coloque em um prato para endurecer a calda.
  3. Faça isso com UM pedaço de banana por vez, nada de jogar várias bananinhas na calda, ok? =)
  4. À medida que o caramelo vai ficando mais tempo no fogo, ele vai ficando mais escuro, então é provável que suas últimas bananinhas fiquem mais escuras que as primeiras.
  5. Depois de passar todas no caramelo, é só servir.


Observações (importantes):
  • Depois que você colocar no prato, vai endurecer muito rápido. Então se você quiser montar um prato bonito, tem que ser certeira, rs, porque depois que colocar, ela não vai mais sair dali.
  • Quando tirar do caramelo, não coloque uma banana em cima da outra, pois elas irão grudar e só quebrando a casca pra soltar :)
  • Essas bananas devem ser consumidas logo, elas não podem ficar esperando horas para comer porque o caramelo derrete.  Aqui resistiu até 1 hora, mas a temperatura ambiente pode influenciar.

Tempo de preparo: 35 min
5.0 estrelas baseadas em 3 votos 
Rendimento: 12 bananinhas (4 bananas cortadas em 3 pedaços, rs)


Façam a receita e me diga o que acharam. Quem gosta de banana garanto que vai adorar a sobremesa.

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas