Queijo de Amêndoas com Tomates Secos - Barbarelismus

Written sábado, 26 de julho de 2014 | 14:09

Esta receita é uma deliciosa adaptação feita pelo blog Barbarelismus da receita do queijo de castanhas de caju com ervas. Ficou lindo e eu vou experimentar fazer assim também. Deixo aqui a inspiração desta linda foto para vocês.

Modificações feitas na receita original segundo o blog Barbarelismus.

Foi utilizada a polpa (resíduo solido) do leite de amêndoas ao invés das castanhas de caju, na mesma quantidade indicada na receita original. O tomate seco e as ervas foram liquidificados junto com o queijo, o que fez com que o resultado ficasse com apenas uma cor como mostra a foto acima. Também foi acrescentado um pouco de molho de soja Tamari e Nutritional Yeast que são ingredientes opcionais, apenas para temperar.

Adorei a ideia, da próxima vez que fizer vou experimentar também liquidificar tudo junto. Acho que o sabor dos ingredientes combinados deve ter ficado maravilhoso. Esta mesma receita pode ser feita com a polpa de qualquer leite vegetal. O restante da receita você pode conferir visitando o blog BarbarelismusSe você não fala inglês não se preocupe, a receita esta todinha traduzida em português aqui para vocês. Veja como fazer o queijo, e se quiser fazer as modificações que a Bárbara fez, siga a descrição do que ela modificou na receita no começo da receita. 

DICA IMPORTANTE: Reúna todos os ingredientes que serão utilizados para o preparo do queijo para quando necessitar. Esprema o sumo do limão, e coloque o azeite em local acessível para não perder o ponto do ágar- ágar que endurece muito rapidamente. Este processo tem que ser rápido, por isto eu recomendo ter os ingredientes a mão.


ERVAS E TEMPEROS


  • 2 colheres de sopa de tomates secos cortados bem miudinhos
  • água quente para hidratar os tomates secos
  • 1 colher de chá de páprica em flocos (opcional)
  • 1 colher de chá de orégano seco
  • 1 pitada de pimenta caiena em pó (opcional)
  • pimenta preta moída a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva para macerar as ervas


PREPARO

Comece preparando os tomates secos. Corte em pedaços bem pequenos e deixe hidratando com um pouco de água quente. Coloque apenas o suficiente para cobrir levemente os pedacinhos de tomate. Acrescente todas as ervas que for utilizar a esta mistura de tomate seco. Tempere com uma pitadinha de sal e pimenta, regue com 1 colher de sopa de azeite de oliva e reserve enquanto prepara o restante da receita.


INGREDIENTES PARA O QUEIJO

  • 1/2 xícara de castanhas de caju demolhadas por pelo menos 30 minutos
  • 1 1/2 xícara de água fria 
  • 5 colheres de chá de Ágar Ágar em pó (branquinho)
  • sumo (caldo, suco) de limão a gosto
  • 1 colher de chá de alho em pó sem sal (opcional)
  • 1 colher de chá de cúrcuma (para o queijo ficar amarelo)
  • 1 colher de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal

Comece preparando o recipiente onde você vai modelar o queijo. Use um pirex ou tigela de preferencia de vidro ou louça no formato que você desejar. Eu usei um pequeno pirex de vidro com tampa. Evite usar recipientes de plástico para modelar o queijo por causa do azeite que vai ser utilizado como base. Unte o pirex com azeite de oliva e espalhe bem. Coloque a mistura de ervas com o tomate seco no fundo do pirex untado e reserve enquanto prepara o queijo.



PREPARO DO QUEIJO

Escorra as castanhas e leve ao liquidificador acrescentando o sal e o Nutritional Yeast se for utilizar. Bata bem e reserve. Em uma panela pequena dissolva o ágar-ágar na água fria e ferva por uns dois minutos mexendo sempre.


IMPORTANTE: Misture bem o ágar-ágar na água fria e depois leve ao fogo mexendo sempre. Quando começar a ferver conte dois minutos. Leve o ágar-ágar fervido imediatamente ao liquidificador onde estão as castanhas previamente batidas. Bata bem (tem que ser rápido, lembre-se de que o ágar-ágar endurece muito rapidamente). Continue batendo até conseguir uma mistura bem homogênea. Se for necessário desligue o liquidificador e com o auxilio de uma espátula empurre pra baixo o que ficou grudado nas laterais do copo do liquidificador e bata novamente mais um pouco. Acrescente o azeite de oliva, a cúrcuma e o sumo de limão. A quantidade de limão é a seu gosto. Geralmente eu uso duas colheres de sopa.

Despeje esta mistura imediatamente no pirex que foi previamente preparado com as ervas e o tomate seco. Tampe e leve a geladeira para firmar. Sirva gelado. É muito gostoso para ser degustado com torradinhas, crackers, com legumes crus cortados ou para preparar sanduíches e wraps. Caso você preferir pode colocar um pedacinho do tomate seco macerado nas ervas no liquidificador. Faça do jeito que você quiser.

Saiba mais ou compre Nutritional Yeast Ágar Ágar  na Loja Veganana clicando AQUI.

Veganana e Barbarelismus estão trabalhando em parceria de receitas, especialmente crudivoras. Caso você visitar o blog Barbarelismus e encontrar alguma receita em inglês que lhe agrade, escreva aqui no blog solicitando a tradução para o português. Espero que gostem da indicação e qualquer duvida basta escrever que teremos o maior prazer em ajudar.

Visite o Blog Barbarelismus clicando AQUI .

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTO PERTENCEM AO BLOG BARBARELISMUS. CASO VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU POSTAR, POR FAVOR DÊ OS DEVIDOS CRÉDITOS. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas