Home » , , , » Ciabatta Semi-Integral na Batedeira

Ciabatta Semi-Integral na Batedeira

Written quarta-feira, 9 de julho de 2014 | 14:40


Ciabatta é sem duvida o meu pão preferido. Nunca tinha me aventurado a fazer, resolvi experimentar e simplesmente amei. Foi muito mais simples e rápido de fazer do que eu imaginei. O resultado foi um pão lindo, fofinho por dentro com uma casca crocante e deliciosa. Perfeito para preparar sanduíchesFeito com apenas 4 ingredientes, água, farinha, fermento e sal. Sem adição de açúcar ou gordura. Fiquei muito feliz em ter conseguido. Depois da primeira tentativa tenho feito sempre e com muito sucesso.



Esta receita tanto pode ser feita na batedeira, na maquina de pão ou a mão. Escolha a que for melhor para você. Se for fazer manual, a única coisa que muda é que você tem que sovar muito bem a massa ate conseguir uma massa lisinha e macia. Qualquer um dos métodos da bom resultado.

Você pode usar o fermento biológico para pão granulado ou o fresco. Caso usar o fresco utilize apenas uma barrinha, e se for granulado use a quantidade indicada na receita, 1 colher de chá.


INGREDIENTES



  • xícaras de farinha branca
  • xícara de farinha integral
  • xícaras de água levemente morna
  • 2 colheres de chá de sal
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão


NA MAQUINA DE PÃO


Comece dissolvendo o fermento na água morna. Despeje na cuba da maquina e acrescente as farinhas integral e branca. Por ultimo coloque o sal. Programe a maquina utilizando o ciclo para massas. Passado o tempo do ciclo você vai observar que a massa esta bem pegajosa, não se preocupe, este é o ponto ideal. A massa vai crescer dentro da cuba mesmo. Deixe o tempo de crescimento indicado na sua maquina. A massa devera estar bem crescida até a borda da cuba.

Para retirar a massa e trabalhar na modelagem, enfarinhe uma superfície como mostram as fotos abaixo, enfarinhe as mãos e remova a massa com muito cuidado de dentro da cuba. Reponha a farinha quando necessário. Esta massa não deve ser muito manuseada, apenas o suficiente para modelar. Após remover a massa da cuba da maquina, modele seguindo as mesmas instruções de modelagem descritas abaixo. Sempre tenha o cuidado de enfarinhar bem a superfície onde vai modelar os pães para que a massa não grude.



NA BATEDEIRA


Para preparar este pão na batedeira é muito simples e mais rápido do que na maquina de pão. Se você tem uma batedeira potente melhor ainda. Caso a sua batedeira não seja tão potente, controle o uso para não ter problema no motor. Use a velocidade media sempre e não sobrecarregue o motor, desligando ou diminuindo a velocidade caso for necessário mesmo durante o processo de preparo do pão.


PREPARO 

Dissolva o fermento na água morna e reserve. Coloque as farinhas na batedeira, adicione o sal e ligue em velocidade baixa apenas para misturar as farinhas e o sal. Comece a adicionar a água com o fermento dissolvido aos poucos batendo sempre ainda em velocidade mínima.

Depois que colocou toda a água do fermento, bata mais um pouco e use uma espátula para empurrar para baixo a massa que pode ter grudado nas beiradas da bacia da batedeira.


Aumente a velocidade da batedeira para media e deixe bater por mais ou menos uns 12 a 15 minutos. A partir de 5 minutos que a massa esta sendo trabalhada você vai perceber que a mesma vai ficando bem incorporada e começa a grudar nas beiradas da bacia da batedeira. A textura da massa começa a mudar a partir dos 7 minutos, e você vai perceber que começa a formar uma bola de massa bem lisa e uniforme, e já não gruda mais na lateral da bacia da batedeira. Passados 12 a 15 minutos, desligue a batedeira quando a massa estiver lisinha e bem batida. 


Remova o batedor retirando toda a massa que ficou grudada, e delicadamente ajeite a massa no fundo da bacia empurrando para o fundo com o auxilio de uma espátula formando uma espécie de bola.


Cubra a bacia da batedeira com um filme plástico para manter a umidade da massa e deixe crescer em um lugar protegido.






Cubra a bacia com uma toalha e deixe descansar em lugar protegido.
Deixe crescer pelo menos ate triplicar o volume. Dependendo da temperatura ambiente o crescimento pode levar de 40 minutos a 1 hora.


Passado o tempo e crescimento, a massa deve ter triplicado de volume e vai estar bem macia e com algumas bolhas na superfície. É importante não manusear muito a massa para não perder as preciosas bolhas que vão fazer com o que as ciabattas fiquem lindas por dentro, cheias de deliciosos buraquinhos depois de assadas.


Antes de remover a massa da bacia, unte bem uma assadeira retangular e enfarinhe, deixando pronta para colocar as ciabattas para crescer.

Com muito cuidado e com o auxilio de uma espátula remova a massa da bacia da batedeira em uma superfície enfarinhada para modelar. Enfarinhe a superfície e com a ajuda da espátula forme uma espécie de retângulo com a massa, apenas juntando os cantos e sempre enfarinhando quando for necessário. Não use o rolo, faça todo este processo na mão mesmo. Não se preocupe em fazer um retângulo perfeito, não trabalhe muito a massa para não perder as bolhas. Utilize uma espátula ou faca para cortar.



Corte a massa na metade no sentido do comprimento e depois corte em pedaços longos e achatados como mostra a foto abaixo.



Ligue o forno para pré-aquecer por uns 10 minutos a uma temperatura de 250C enquanto prepara o restante da receita. Com cuidado e com o auxilio da espátula remova os pães e coloque na assadeira previamente untada e enfarinhada. Polvilhe um pouco de  farinha de trigo sobre os pães usando uma peneirinha pequena para espalhar bem.



Leve ao forno pré-aquecido e asse por mais ou menos 30 minutos  ou até que fiquem dourados.


Retire do forno e remova da assadeira e deixe esfriar. Caso desejar você pode deixar em cima de uma grade por alguns minutos antes de servir.


 Sirva quentinho como você preferir. Eu fiz um molho tipo vinagrete simples e delicioso para servir com estas focaccias. Fica delicioso também servir com uma manteiguinha que eu costumo fazer com óleo de coco, sal do himalaia e pimenta caiena. Fica uma delicia servir com o pão bem quentinho.




INGREDIENTES PARA O MOLHO VINAGRETE


  • 1 tomate maduro picado
  • 1/2 pimentão verde picado
  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de sopa de orégano seco
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colheres de sopa de vinagre
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • salsinha picada a vontade


PREPARO

Corte os tomates, a cebola e o pimentão em pequenos quadradinhos. Coloque em uma vasilha funda. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, adicione o vinagre e o azeite de oliva,  a salsinha, misture bem e deixe marinar por uns 15 minutos. De preferencia tampe o recipiente e leve este molho a geladeira antes de servir.


Abra uma garrafa de vinho tinto e saboreie este delicioso pão com o molho vinagrete de tomates, com azeitonas, azeite de oliva, ou como preferir.  
  
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas