Home » , , , , , , » Batata Assada com Molho de Tomates Caseiro

Batata Assada com Molho de Tomates Caseiro

Written domingo, 22 de junho de 2014 | 18:26


E para quem gosta de batata assada, nada melhor do que fazer uma travessa cheia e comer muito. Hoje foi dia de batata assada aqui em casa de novo. Eu tinha um molho de tomate caseiro que sobrou do macarrão de ontem e resolvi colocar nas batatas para ver como ficava. Ficaram lindas, ficou tão bom que o marido disse que foram as melhores que eu já fiz ate agora. Depois de ouvir este elogio, eu tive que fazer fotos e compartilhar com vocês. Veja como eu fiz estas delicias.

Serve 3 pessoas

Comece preparando o molho de tomates se você quiser usar. É simples e rápido de fazer. Enquanto o molho fica pronto prepare as batatas e o restante dos  ingredientes. Eu usei mais ou menos uma xicara de molho de tomates que tinha sobrado do macarrão de ontem. A receita abaixo e uma quantidade estimada do molho para a porção de batatas que eu assei.



PARA O MOLHO DE TOMATES

  • 2 tomates medios bem maduros picados
  • 1 dente de alho esmagado
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada
  • sal e pimenta a seu gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal

Se você estiver usando tomates orgânicos, não é necessário tirar a pele.


PREPARO

Aqueça o óleo em uma panela e doure o alho esmagado cuidando para não queimar. Em seguida coloque os tomates picados, tempere com sal e pimenta, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe o molho cozinhar em fogo baixo. Não coloque agua, deixe o molho se formar apenas com o liquido dos tomates. Enquanto isto prepare o restante da receita.



PARA AS BATATAS


INGREDIENTES

  • 1 kg de batata rosa com casca (orgânicas de preferencia)
  • 2 cebolas de tamanho médio
  • cebolinha verde picada, a vontade
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de cúrcuma em pó (opcional)
  • 1 colher de chá de páprica picante (opcional)
  • 1 colher de chá de alecrim seco (opcional)
  • sal e pimenta preta moída na hora a seu gosto
  • molho de tomates caseiro (receita acima)
Caso não consiga batatas orgânicas, lave bem e descasque antes de utilizar.

PREPARO

Lave bem as batatas com o auxilio de uma escovinha. Seque com papel toalha, corte em cubos pequenos e disponha em uma assadeira grande. Adicione a cebola cortada em fatias de tamanho médio. procure distribuir bem as batatas e cebolas na assadeira.

Tempere com sal, pimenta moída na hora, cúrcuma e páprica e alecrim se for utilizar. Use os temperos que você tiver em casa. Batatas assadas ficam gostosas com qualquer tipo de ervas secas ou frescas. Invente sabores diferentes a cada vez que fizer. Você também pode colocar pimentões para assar junto se gostar.

Regue com o óleo vegetal que for utilizar misturando delicadamente. Então coloque o molho de tomates que deve já estar prontinho para usar e espalhe sobre as batatas com cuidado procurando cobrir o máximo que seja possível. O molho de tomates e só para dar uma cor especial nas batatas. Eu nunca tinha usado, adorei o resultado. Além de uma cor linda, o sabor ficou diferente, especial por causa do molho.

Asse em temperatura media de 180C ou 365F em forno pré-aquecido por mais ou menos 45 minutos ou 1 hora.



A foto acima foi feita com 30 minutos de forno. Observe que as batatas ainda não estão assadas. Neste momento eu virei com o auxilio de uma colher de pau e deixei assar novamente. Você pode controlar o ponto das batatas espetando um garfo ou faca para verificar se elas estão cozidas. Deixe o tempo suficiente para que elas fiquem douradinhas e mais sequinhas. Esta batata não chega a ficar crocante por causa do molho de tomates, mas fica deliciosamente sequinha e gostosa.


Então deixe por mais uns minutos para dourar e ficar mais firme e crocante virando de vez em quando para não pegar no fundo da forma. O tempo de forno varia em media de 45 minutos a 1 hora dependendo do forno e do resultado que você espera.  Se quiser as batatas mais crocantes deixe mais alguns minutinhos no forno. Não deixe queimar. Na hora de servir coloque cebolinhas frescas picadas ou qualquer outra erva fresca de sua preferencia. Eu servi estas batatas com quinoa cozida e salada.


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas