Home » , , » Pão de Forma Semi-Integral com Fermentação Lenta

Pão de Forma Semi-Integral com Fermentação Lenta

Written segunda-feira, 14 de abril de 2014 | 18:51

Outra deliciosa versão do pão de fermentação lenta sem sova. De fácil preparo, não é necessário sovar e nem bater, e por mais difícil que possa parecer, sempre  dá certo. Desta vez eu quis fazer um pão macio para sanduíches e mudei apenas o processo de preparo para assar, não usei a tampa e modelei em retângulo, o restante da receita foi exatamente igual ao pão rústico. Este pão só tem quatro ingredientes, farinha integral e branca, água, sal e fermento, sem açúcar e sem nenhum tipo de gordura. Caso você preferir pode modificar a proporção das farinhas. Eu usei meio a meio branca e integral neste caso. Desde que você mantenha as 4 xícaras indicadas na receita, pode variar a quantidade das farinhas integral, e branca a seu gosto. A única coisa que eu ainda não fiz e não posso garantir o resultado é usar 100% farinha integral. O máximo que eu fiz foi 75% e ficou maravilhoso. Esta receita de pão de fermentação lenta permite inúmeras variações. Estou descobrindo aos poucos e a medida que testar diferentes receitas vou postando aqui para vocês. Veja no final da pagina mais informações sobre a fermentação lenta.
  

Eu assei este pão em uma forma de pedra retangular. Não se preocupe, você pode assar em qualquer forma, desde que não tampe para assar caso também queira um pão mais macio. Use a forma que esta acostumado a assar pão, de preferência retangular caso queira fazer tipo pão de sanduíche. Mas caso você não tiver uma forma retangular, asse em forma de buraco no meio, quadrada, oval... fica lindo e muito bom também.


IMPORTANTE!
O pão de fermentação lenta NÃO deve ser colocado na maquina de pão nunca! É uma massa que tem que ser manuseada com cuidado e delicadeza para manter as lindas bolhas que se formam durante a  fermentação e que vão fazer com que o pão fique macio, leve,  gostoso e cheio de furinhos.



INGREDIENTES


  • xícaras de farinha de trigo comum
  • xícaras de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de chá  de sal (caso quiser pode colocar 3)
  • 1 colher de chá de fermento biológico para pão (granulado)
  • xícaras de água em temperatura ambiente



PREPARO

Em uma vasilha de vidro ou louça, coloque as farinhas e o sal. Com o auxilio de uma espátula misture bem. Acrescente o fermento granulado e misture. Em seguida despeje a água aos poucos e mexa ate conseguir uma mistura bem homogênea como mostra a foto abaixo.



Não bata, apenas misture até que você perceba que toda a farinha foi hidratada com a água.  A massa fica pesada, mas este processo inicial é bem rápido, apesar de exigir um pouco mais de esforço para misturar bem até  hidratar bem os ingredientes secos. Em poucos minutos você consegue fazer isto.


Depois disto cubra o recipiente com um filme plástico e coloque em um lugar qualquer da sua cozinha, no balcão, em cima da mesa, ou onde ficar mais conveniente.



Geralmente eu preparo a massa inicial pela manhã antes de ir para o trabalho e deixo fermentando durante o dia. Mas você pode preparar a massa a noite, deixar fermentando enquanto você dorme, e assar no outro dia para o café da manhã. O ideal é que a massa fermente por pelo menos 8 horas. Quando volto no final da tarde a massa esta crescida, linda, cheia de furinhos e pronta para a etapa final de preparação do pão.



Prepare então uma superfície enfarinhada para modelar o pão. Deixe a farinha ao seu alcance para quando necessitar. Remova a massa da vasilha com o auxilio de uma espátula. Coloque delicadamente a massa na superfície enfarinhada previamente preparada.




Continue trabalhando com a espátula. Comece dobrando a massa para dentro com o auxilio da espátula e farinha. Não sove esta massa, não bata. Apenas dobre para formar uma bolinha e então modelar no formato que desejar.



Dobre apenas com a espátula, sempre colocando mais farinha quando necessário para a massa não grudar.


Ao dobrar procure formar uma bola com a massa para que fique mais fácil modelar. Como já falei antes, este processo e rápido e todo cuidado e pouco para não manusear muito a massa e não perder as bolhas maravilhosas que se formaram na fermentação lenta.




Agora com o auxilio das mãos forme a bolinha tendo o cuidado de manter a massa e a superfície sempre enfarinhada para evitar que grude.


Desta vez eu quis fazer um pão de formato diferente. Abri a massa com muito cuidado com as mãos e modelei ao comprido porque queria usar a minha forma de pedra.



Ajeite com as mãos e prepare para colocar a massa na forma. Mantenha a massa enfarinhada para que seja fácil remover da superfície onde foi modelada para a forma. Caso você quiser pode colocar direto em um pedaço de papel vegetal enfarinhado e então colocar o papel na forma. Eu não fiz assim, coloquei o papel na forma, enfarinhei e então coloquei a massa para ajeitar bem no formato da minha forma.



Esta foi a primeira vez que eu usei esta forma de pedra. É uma maravilha, eu simplesmente adorei o resultado do pão. Como não queria um pão com casca grossa, eu resolvi não colocar a massa direto na forma e então forrei com papel vegetal. Deu bem certinho, não grudou e o pão ficou bem macio como eu esperava.



Forrei a forma com o papel vegetal e ajeitei bem os cantinhos.



Salpiquei farinha sobre o papel vegetal antes de colocar o pão.




Com muito cuidado eu coloquei o pão modelado dentro da forma.



Ajeitei delicadamente com as mãos enfarinhadas. Salpiquei um pouco de farinha sobre a massa antes de fechar a forma para que a massa não grudasse na tampa.




Então eu tampei a forma e coloquei em um canto protegido na cozinha e deixei crescer por 1 hora.



Depois de 1 hora de crescimento, ligue o forno para pré-aquecer em temperatura alta, 220C ou 465F. Enquanto o forno aquece, mantenha o pão protegido crescendo. No total, o pão vai crescer por 1 hora e meia. Como eu queria um pão mais macio, assei com a forma SEM TAMPA por 40 minutos. Cortei as pontas do papel antes de levar a forma ao forno. Como o crescimento fez uns cortes naturais na massa, eu nem cortei a massa. Deixei assar com o efeito dos cortes que se formaram naturalmente durante o crescimento.



40 minutos depois o pão estava pronto. Lindo, macio e muito gostoso. Depois que o pão esfriou eu preparei deliciosos sanduíches com couve crespa, tomates e guacamole.


VANTAGENS DA FERMENTAÇÃO LENTA

Descobri a maravilha de fazer pão com fermentação lenta, e estou testando receitas diferentes, e adorando os resultados tanto pela facilidade de preparo como pela delicia de fazer pão saudável em casa. Quem quiser saber mais informações sobre as vantagens da fermentação lenta e saber tudo sobre pães, visite o blog Hortas orgânicas e alimentação saudável . Foi lá que eu me inspirei para fazer pães deliciosos e muito saudáveis.

O texto abaixo pertence ao site Esmeralda azul , e faz um resumo muito bom e simples de entender sobre a fermentação lenta.

"Durante as diversas horas ocorre a fermentação, permitindo que este pão tenha características que nenhum pão feito em poucos minutos pode conseguir: 
- Há a produção de álcool, ácido acético e ácido láctico que permitem a incorporação de ar na massa e que conferem sabor característico; 
- Parte do glúten existente é decomposto devido às condições que se geram por causa da fermentação lenta;
- O ácido fítico dos cereais integrais é neutralizado permitindo uma melhor absorção de minerais;
- A acidez gerada permite que as enzimas estejam mais ativas o que faz com o que o pão se aguente mais tempo fofo. Para fazer pães sem glúten esta característica pode fazer toda a diferença."

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas