Home » , , , » Gersal de Gergelim Preto e Branco

Gersal de Gergelim Preto e Branco

Written sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 | 16:54

Eu adoro gergelim e sempre gostei muito de gersal. Lembro que há muitos anos costumava almoçar em um restaurante macrobiótico e adorava a sopa de legumes com gersal. Nunca tinha feito em casa, resolvi experimentar e adorei o resultado. É simples demais que não sei como não fiz antes. Estou usando direto na salada, em sopas, batatas, feijão.. e até já coloquei no pão. Já faz parte da rotina da casa acrescentar o gersal na comida para aumentar os nutrientes e diminuir a ingestão de sal.

Este é um tempero especial para pessoas com hipertensão, pois apesar de se utilizar uma quantidade mínima de sal, o sabor e bastante intenso devido ao fato de que o gergelim potencializa o sabor do sal, dando a falsa sensação de que a comida esta salgada, apesar de a quantidade de sódio ingerida ser mínima.  O gersal e uma grande fonte de cálcio e contem outros minerais como o fosforo, ferro, cromo, magnésio, manganês, além de proteínas e vitaminas do complexo B e E. Vale a pena experimentar esta saudável e deliciosa alternativa de temperar alimentos.


Grau de dificuldade: Fácil
Rendimento: 1/2 xícara
Preparação: 15 minutos


INGREDIENTES


  • 1/2 xícara de gergelim branco orgânico
  • 2 colheres de sopa de gergelim preto orgânico
  • 1 colher de chá de sal marinho ou sal do himalaia ou marinho sem moer


PREPARO

Em uma frigideira grande leve as sementes de gergelim e deixe tostar em fogo baixo. Não use óleo, e tenha o cuidado de que a frigideira esteja bem seca antes de colocar as sementes de gergelim. Deixe o gergelim dourar um pouco mexendo sempre com uma colher de pau. Tenha o cuidado de não deixar torrar e nem queimar, senão vai alterar o sabor do gersal e pode ficar amargo.O tempo de frigideira e de mais ou menos 3 minutos. Acrescente o sal, misture, e desligue o fogo. Leve para o processador ou liquidificador que devem estar absolutamente secos. Processe até conseguir a textura de uma farinha grossa, usando o modo pulsar rapidamente, tanto no liquidificador como no processador. Não processe direto, use a tecla pulsar e processe aos poucos ate conseguir a textura desejada. O importante e que os grãos fiquem grosseiramente triturados para liberar os nutrientes.
Se for utilizar o liquidificador, e o seu não tiver a tecla pulsar, não esqueça de inclinar levemente o mesmo quando for bater para evitar que as sementes formem uma pasta no fundo do copo. O ponto ideal e de uma farinha grossa que fica soltinha e você pode polvilhar sobre os alimentos, como faz com o sal.
Verifique se o sal está do seu gosto. Eu não aconselho colocar muito sal. O sabor que deve ser ressaltado é do gergelim e não do sal. Depois de pronto coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar antes de tampar. É tão fácil de fazer, super econômico e tem a vantagem de você ter sempre fresco e poder dosar a quantidade de sal utilizada a seu gosto. Você pode usar o gergelim branco, marrom ou o preto. Escolha o que quiser. Na medida do possível utilize alimentos orgânicos.

Prepare a quantidade de acordo com o que achar que vai ser consumido em mais ou menos duas semanas. Este é o tempo que o gersal se mantem fresco guardado em um vidro hermeticamente fechado dentro da geladeira. Se você preferir colocar o gersal no saleiro da mesa, prepare uma quantidade menor, pois neste caso o gersal se  mantem fresco por uma semana. No caso de você deixar for a da geladeira, dê preferencia a recipientes que não deixem passar luz. Sempre armazene em vidro, nunca em plástico. O gergelim começa a oxidar no momento que é triturado, e o tempo de frescor é curto, por isto é muito importante não fazer uma grande quantidade de uma só vez para que o produto mantenha a riqueza dos nutrientes e sabor. 


ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas