Macarrão Caseiro Semi Integral Orgânico

Written sábado, 31 de agosto de 2013 | 20:30

Super feliz porque fiz o meu primeiro macarrão caseiro! Nunca imaginei que fosse tão fácil. Sempre gostei muito de macarrão feito em casa, mas nunca tinha me aventurado a fazer a versão vegana. Deu certo e foi aprovado por unanimidade aqui em casa. Vou fazer mais vezes com certeza. Nada se compara ao sabor de um macarrão caseiro. Sem nenhum aditivo químico, preparado com farinhas orgânicas. Além de tudo é econômico porque rende muito. A quantidade que fiz foi suficiente para o jantar de duas pessoas duas vezes. E olha que nos comemos muito bem. Se você fizer mais do que vai consumir deixe secar mais tempo e pode guardar na geladeira para usar depois. também pode ser congelado. Espero que gostem e se inspirem a fazer também. Sabe aquela comida simples e deliciosa? É esta ai da foto!




Grau de dificuldade: Media
Rendimento: 4 porções
Preparação: 1 hora 


INGREDIENTES PARA O MACARRÃO

  • xícara de farinha de trigo comum (branca) orgânica
  • xícara de farinha de trigo integral orgânica
  • água para dar o ponto, (+/-1/2 xícara)
  • sal a gosto


PREPARO

Coloque a farinha e o sal na batedeira ou processador. Eu fiz na batedeira.  Caso você preferir pode fazer a mão também. Da um pouco mais de trabalho, mas o resultado também e ótimo. Adicione a água aos poucos para dar o ponto. O ponto é de massa bem firme e compacta. Remova a massa e coloque em uma superfície enfarinhada, pode usar farinha de semolina ou de milho. Também pode usar farinha de semolina para preparar o macarrão ao invés de farinha de trigo comum. Trabalhe a massa um pouco com as mãos para deixar mais macia antes de colocar na maquina para cortar.
Se você não tem uma maquina de cortar macarrão não tem problema. É muito simples de cortar a mão mesmo. Use um rolo para abrir a massa em uma superfície lisa e bem enfarinhada. Depois que abrir bem a massa coloque semolina no meio e enrole até o final. Com o auxilio de uma faca corte as fatias deste rolinho na espessura que desejar. A medida que vai cortando,  abra os rolinhos com as mãos e espalhe um pouco de semolina sobre a massa já cortada para não grudar. Eu não tinha semolina em casa e usei farinha de milho. Você vai obter uma massa no formato de talharim se cortar com a mão. Se for usar a maquina siga as instruções normais de uso. Depois de cortado espalhe a massa em uma superfície, bandeja ou travessa grande e jogue um pouco de semolina ou farinha de milho para não grudar. Eu usei o meu aparelho extrator de suco que também faz macarrão em vários formatos.



Escolhi um de espessura maior por ser a primeira vez que fiz, para ter certeza que não ia grudar e virar uma sopa ou papa. E também porque eu adoro este tipo de macarrão. 



Achei muito pratico, a medida que o macarrão ia caindo eu cortava e abria na farinha de milho para não grudar espalhando bem na bandeja.


Deixei secar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos antes de cozinhar. O ideal seria deixar uns 30 minutos para secar bem. Coloquei nas travessas do desidratador e liguei para secar um pouco enquanto preparava o molho. Você pode simplesmente deixar secando assim em aberto até que o molho esteja pronto e a água fervendo para cozinhar.






INGREDIENTES PARA O MOLHO

  • 4 dentes de alho grande esmagados
  • 5 tomates orgânicos grandes bem maduros
  • fatias de cogumelo fresco (opcional) 
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde fresca picadas
  • orégano fresco a seu gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 raminho de manjerona para o molho
  • folhinhas de manjerona para decorar
  • queijo parmesão de castanhas de caju (opcional)

PREPARO

Em uma panela coloque o óleo para aquecer e doure o alho temperando com uma pitadinha de sal. Cuidado para não queimar. Acrescente os tomates picados. Se você usar tomates orgânicos pode deixar a casca, caso contrario remova. 

Tempere com sal e pimenta a seu gosto. Acrescente a metade das cebolinhas verdes picadas e separe o restante para colocar no final. Deixe o molho apurar em fogo baixo com a panela tampada. Coloque os cogumelos se for utilizar e deixe por um minuto mais. Depois disto coloque um raminho de manjerona e o restante das cebolinhas verdes para perfumar o molho. Tampe a panela, desligue o fogo e reserve até a hora de servir.


Coloque água em uma panela grande para cozinhar o macarrão. Acrescente sal e um fiozinho de óleo. Deixe a água ferver para colocar o macarrão a cozinhar. Lembre-se de que o macarrão fresco cozinha mais rapidamente do que os outros. Cozinhe "al dente", não deixe cozinhar demais para não ficar como uma sopa ou papa.


Escorra o macarrão e sirva colocando o molho em cima, misturando ou não. Salpique o queijo parmesão vegano se for utilizar, decore com folhinhas de manjerona  Sirva a seguir.

O ideal seria que pudéssemos sempre utilizar ingredientes orgânicos. Infelizmente sabemos que isto está muito longe de ser uma possibilidade viável para a maioria das pessoas. Portanto não se preocupe se você não conseguir os ingredientes orgânicos para preparar esta receita. Faça como puder, aproveite a inspiração e aventure-se também a preparar macarrão em casa. Com certeza vai ser muito mais saudável do que comprar macarrão pronto.

ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, LINKE DIRETAMENTE A RECEITA ORIGINAL MENCIONANDO OS CRÉDITOS DE CRIAÇÃO. OBRIGADA!

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas