Home » » Resumo da Semana #4

Resumo da Semana #4

Written domingo, 2 de junho de 2013 | 11:12

Olá, Queridos!

Aproveitaram bastante o feriado? Espero que sim!
Como eu estou no período crítico do semestre, o temido período pré-provas, passei a maior parte do tempo estudando, mas na quinta tirei uma folguinha para participar do "Almoço dos Amigos" na casa da minha amiga Paula.

Almoços, jantares e eventos do gênero sempre são motivos de preocupação para quem tem algum tipo de restrição alimentar, não é mesmo? Porém não tem muito segredo para evitar o estresse de chegar em um almoço e não ter opções para se alimentar, é preciso informar e orientar o anfitrião, mostrando as opções seguras para você e se colocar a disposição para levar um prato, ajudar no preparo e facilitar a vida dele que muito provavelmente não está habituado com o dia a dia de quem tem restrição alimentar. O que pode ser óbvio para você, pode não ser para ele. E o mais importante é que você tenha opções para comer, não necessariamente o cardápio inteiro precisa ser sem lactose, certo?

Combinamos que eu levaria a sobremesa e o restante minha amiga e as demais meninas fariam sem leite e derivados.
O cardápio foi: arroz com castanha do Brasil e alho, maionese com batata palha, frango desossado recheado com farofa, costelinha de porco assada ao vinho e salada verde. E como já é tradição, nosso amigo Carlos preparou o famoso empadão com recheio de frango (comi só o recheio porque a massa tinha lactose e estava maravilhoso!) e uma quiche 4 queijos que eu não passei nem perto, mas que recebeu elogios até não poder mais.
De sobremesa, levei um brigadeirão, uma sobremesa de coco com morango (tudo sem lactose) e as meninas fizeram dois tipos de pavê (com lactose).


Vocês não tem ideia da delícia que ficou esse arroz! A Mel preparou o arroz na hora e utilizou óleo ao invés de manteiga para que eu pudesse comer. Ficou maravilhoso!
O modo de preparo é super simples e a quantidade de ingredientes vai depender da quantidade de arroz que se deseja fazer, ok?

Arroz com Castanha do Brasil e Alho

Quantidade desejada de arroz branco cozido recém preparado
Alho à gosto picado
Castanha do Brasil à gosto picada (pode-se utilizar amêndoas também)

Frite o alho em um pouco de óleo até ficar douradinho. Escorra todo o óleo e coloque o alho em um papel absorvente. Misture ao arroz, e em seguida, coloque a castanha do Brasil picada. Tampe a panela e deixe descansar para pegar o gosto. 


A receita do brigadeirão que eu levei já está no blog, vejam a receita aqui. Desta vez eu usei a forma correta e ficou igual a um brigadeirão de verdade, rs. :) A calda utilizada foi a da Miriam, aquela feita com leite de coco (receita aqui).

Essa sobremesa de coco foi super simples de fazer: utilizei 2 caixinhas do pudim de coco diet da Ducoco. Preparei conforme instruções da embalagem e utilizei o leite zero lactose. Coloquei na travessa e esperei firmar na geladeira. Fiz uma caixinha de gelatina de morango diet e joguei por cima do pudim para ficar 2 camadas. Só isso! E o pessoal adorou!

Passei uma tarde super agradável e ainda ganhei iogurte sem lactose do meu amigo Rodrigo. <3


Coloquei no Instagram ontem o curau de milho verde com leite de coco e coco ralado que minha mãe fez. Tem coisa mais gostosa do que curau quentinho, com bastante canela, com esse frio e essa chuva? Para ficar melhor, só se eu estivesse debaixo das cobertas, mas... como vocês podem ver, meus companheiros no momento são os cadernos e a calculadora. Ah época de provas, passe logo...  
Para quem quiser a receita do curau, veja aqui. Essa receita não tem leite de coco, podem incluir à gosto.


E ontem recebi para degustação as trufas sem glúten e sem leite do Deli Art Cake Creations. São três sabores: castanha do Brasil, Tradicional e Coco (tanto na versão sem leite, como sem açúcar). Também recebi a barra de chocolate sem glúten e sem leite. As trufas já estão à venda na padaria Sabor de Saúde.

Essa semana vou publicar mais uma das receitas que aprendi no curso de Gastronomia Funcional. Aguardem!

Beijos e Boa Semana pós-feriado! Coragem! 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas