Almôndegas Crudivoras de Couve-Flor

Written sábado, 1 de junho de 2013 | 16:32

Estou simplesmente apaixonada pela culinária crudivora! Comida viva, cheia de energia e nutrientes, e o melhor de tudo, muito saborosa! Pensei em algo diferente para fazer com couve flor e resolvi preparar almôndegas. Servi com macarrão de abobrinhas e um delicioso molho de tomates com tâmaras. Aprovadíssimo aqui em casa, inclusive por quem não gosta muito de couve-flor. Ficou uma delicia e virou receita!

Rende 12 unidades pequenas


INGREDIENTES PARA AS ALMÔNDEGAS


  • 1/2 xícara de nozes demolhadas
  • xícara de floretes de couve flor
  • 1 dente de alho pequeno
  • 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de salsinha picada
  • 2 colheres de sopa de Nutritional Yeast (opcional)
  • 1/4 de xícara de amêndoas
  • sal e pimenta a gosto


PREPARO

Comece preparando as nozes. Lave rapidamente e coloque em um recipiente de vidro. Cubra com água filtrada e deixe descansar por 30 minutos. 

Escorra as nozes e deixe na peneira por uns 5 minutos. Depois disto coloque as nozes no processador. Acrescente o alho e triture um pouco apenas para misturar. Acrescente então a couve-flor ( use somente as flores da couve-flor, guarde o caule para outras receitas), o sal e a pimenta, 1 colher de sopa de salsa e 1 colher de sopa de cebolinha, e triture ate obter uma mistura homogênea como a foto abaixo.



Remova a mistura do processador e coloque em um pirex. Depois disto acrescente o restante da salsa e cebolinha, mais duas colheres de cada uma. Misture com uma espátula. Reserve.



Volte ao processador. Coloque as amêndoas, o Nutritional Yeast (se for utilizar), sal e pimenta e processe ate obter uma espécie  de farinha grossa. 

Não se preocupe caso você não tiver nutritional yeast. Use os temperos que tiver em casa e sua receita vai ficar ótima. O nutritional yeast é usado mais como tempero pelo seu sabor acastanhado que lembra o queijo, e apenas da um toque especial no sabor. Caso você se interessar em adquirir visite a Loja Veganana neste link Nutritional Yeast



Esta é a farinha de amêndoas depois de processada.


Leve esta farinha ao pirex e misture delicadamente na massa de couve flor. Esta mistura vai ajudar a dar consistência a massa das almôndegas.


Com o auxilio de uma colher de sobremesa modele as bolinhas. Não modele com as mãos, a massa e muito delicada e você não vai conseguir porque vai grudar nas mãos. E bem fácil modelar com a colher. Você retira uma porção  que caiba na colher e coloca em um prato aberto. Vai ajeitando a bolinha arredondando com a colher ate que fique como a foto abaixo.




Disponha as bolinhas em um prato mais fundo onde possa cobrir com o molho e reserve. Este tempo de pausa ajuda a agregar os temperos.





INGREDIENTES PARA O MOLHO DE TOMATES


  • 3 tomates bem maduros sem as sementes
  • 3 tâmaras sem caroço
  • 1 dente de alho pequeno
  • 2 talos de cebolinha verde
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • salsa e cebolinha verde picadas a vontade


PREPARO

Se for usar tomates orgânicos, você pode manter a casca removendo apenas as sementes. Caso seus tomates não forem orgânicos, remova a casca também.  

É muito importante remover as sementes dos tomates nesta receita, para evitar que formem muita agua. O desejável é um molho mais consistente.

Corte os tomates em pedaços grandes. Leve as tâmaras o alho, os talos de cebolinha verde e um dos tomates ao processador. Reserve os outros dois tomates. Processe bem ate desmanchar as tâmaras. Você vai obter uma espécie  de pasta.

Depois disto acrescente o azeite, tempere com sal e pimenta e leve os outros dois tomates para processar junto com a salsa e cebolinha picados. Agora e jogo rápido,  você vai processar rapidamente apenas para desmanchar os tomates, formando um molho mais consistente como mostra a foto abaixo. 



Coloque este molho sobre as almôndegas no pirex fundo. Este processo é importante para que as almôndegas absorvam o sabor do molho uma vez que são cruas. Enquanto isto você prepara o macarrão com a abobrinha.





INGREDIENTES PARA O MACARRÃO


  • 1 abobrinha verde descascada (grande)
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de sumo (caldo, suco) de limão
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem


PREPARO

Lave bem e descasque uma abobrinha verde de tamanho médio. Corte no Spiroli, caso você tiver um, ou então veja as instruções de como cortar abaixo.



Se você não tem um spiroli ou outro aparelho para cortar as abobrinhas, não se preocupe, é possível fazer o macarrão cortando com a faca. Você pode cortar a abobrinha no sentido do comprimento fazendo fatias finas. Depois disto corte estas fatias no sentido do comprimento também  formando uma espécie de talharim.  É muito fácil  de fazer, basta seguir as instruções acima e você pode fazer um delicioso talharim de abobrinhas. Caso você se interessar em adquirir o Spiroli ou outro cortador portátil em espiral, visite a Loja Veganana neste link AQUI 

Leve o macarrão de abobrinhas a um pirex e tempere com sal e pimenta a seu gosto. Adicione o limão e o azeite de oliva. Deixe descansar por uns 10 minutos pelo menos antes de montar o prato e servir.


Este período de pausa faz com que a abobrinha fique mais macia e com uma consistência e textura mais parecida com macarrão. Depois disto monte o prato. Disponha o macarrão em um prato, remova as almôndegas do pirex com muito cuidado usando uma colher. 
Decore a seu gosto e sirva. Bom apetite! 



ESTA RECEITA FOI CRIADA POR LORI ELLIS E PERTENCE AO BLOG VEGANANA. SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR POR FAVOR LINKE PARA A PAGINA DA RECEITA NO BLOG EM RESPEITO AO MEU TRABALHO DE CRIAR, PREPARAR, EDITAR E FOTOGRAFAR AS RECEITAS. OBRIGADA!

SAIBA MAIS OU COMPRE NUTRITIONAL YEAST CLICANDO AQUI 

CASO VOCÊ QUISER CONHECER O SPIROLI OU OUTROS CORTADORES DE LEGUMES EM ESPIRAL, VISITE A LOJA VEGANANA CLICANDO AQUI 

0 comentários :

Postar um comentário

ultimas